Home         Igreja Virtual         Multimídia         Cultos           Rede Gospel            Gospel FM         Igospelmail
?Livraria flutuante? leva a Palavra de Deus para a Amaznia

Com mais de 50 anos de existência, o programa “Luz na Amazônia”, da Sociedade Bíblica do Brasil, tem foco na população ribeirinha.
 
Para atendê-los, o projeto conta com o “Barco da Bíblia”, que oferece leitura bíblica à região norte do país. Trata-se de uma verdadeira livraria flutuante, que promove o desenvolvimento espiritual e cultural da população.
 
 
A Amazônia
 
Ocupando mais da metade do território nacional, a Amazônia Legal abrange os Estados do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
 
Dona de uma beleza deslumbrante, é dominada pelas águas dos rios e pela floresta. Cerca de 60% de todas as espécies vegetais e animais do planeta vivem nessa região.
 
O Amazonas, principal rio da Bacia Amazônica, é o segundo mais extenso do mundo e o maior em volume de água. Em contrapartida, boa parte de sua população é vítima do abandono, da pobreza, de doenças e da fome.
 
Composta em sua maioria por caboclos – mistura de brancos com índios – a população vive às margens dos rios em pequenas vilas ou casas isoladas, distantes quilômetros umas das outras. Chamados de ribeirinhos, moram em palafitas, casas muito simples de dois cômodos, feitas de madeira e erguidas à beira dos rios sobre estacas. As principais fontes de sustento do ribeirinho são: o extrativismo, a pesca e o cultivo da mandioca.
 
Em grande parte das casas não há energia elétrica e nem saneamento básico. A água utilizada para beber, cozinhar, lavar e tomar banho é a água do rio, principal responsável pelas doenças que acometem a população. Além disso, na maioria das comunidades não há postos médicos e escolas públicas.
 
A história
 
 
As particularidades do mundo amazônico despertaram a atenção de líderes cristãos que participavam de um encontro em Manaus, em 1962. Naquela ocasião, o Reverendo Luiz Antonio Giraldi, que foi diretor executivo da SBB, levantou a seguinte questão: o que deveria ser feito para ajudar as igrejas a levarem a Bíblia para a população amazônica? E a resposta foi unânime: era necessário um barco da Bíblia.
 
A partir daí, a idéia tomou corpo e chegou-se à conclusão que além da Bíblia, era necessário distribuir alimentos, medicamentos e roupas, a fim de contemplar as carências espirituais e materiais do ribeirinho amazônico.
 
-1962: Com ajuda da Sociedade Bíblica da Escócia é adquirido o primeiro barco Luz na Amazônia, um modesto cargueiro que ficou em atividade durante 28 anos.
 
-1990: Com recursos doados pela Sociedade Bíblica do Canadá foi construído o Luz na Amazônia II, concebido como um barco-hospital e desenhado especialmente para navegar na Bacia Amazônica.
 
-1994: Com a colaboração financeira das Sociedades Bíblicas da Holanda e do Canadá é construído o barco Luz na Amazônia III, responsável até hoje pelo atendimento na região.
 
Confira, a seguir, os depomentos das pessoas que foram atendidas pelo projeto:
 
"A Bíblia me ensinou muitas coisas. Aprendi a ser mais humilde, amar ao próximo, a viver melhor e acreditar cada vez mais em Deus. Além desse conforto espiritual, o programa oferece um atendimento de saúde importante, que não teríamos acesso não fosse o Luz na Amazônia."
 
Sandro da Silva Pereira, agricultor, morador beneficiado da Ilha do Murutucu  Belém (PA).
 
 
"Quando surgiu a parceria com o Programa Luz na Amazônia, foi magnífico. Realizo o trabalho de prevenção do câncer ginecológico. A mulher ribeirinha precisa deste acompanhamento, mas faz parte de uma população que vive isolada, em localidades em que não existem postos de saúde. Durante nossas visitas com o Programa Luz na Amazônia, promovemos palestras nas quais levamos informações a respeito da prevenção do câncer de mama, do câncer ginecológico e doenças sexualmente transmissíveis. Com isso, alertamos a população quanto à importância dos exames periódicos."
 
Elza Bahia de Brito, médica voluntária – Belém, PA
 
 
"O Programa mudou a nossa comunidade para melhor. Antes não tínhamos um atendimento médico, então se alguém fi casse doente tínhamos duas alternativas: se tivesse condições, ia para Belém; senão, morria aqui mesmo. Com o Programa passamos a ter um atendimento que não tínhamos nem em Belém, pois a pessoa recebe o atendimento médico, leva o remédio que precisa para casa e ainda tem o principal, que é a parte espiritual. O Programa “Luz na Amazônia” cuida da saúde do corpo e da alma..."
 
Maria José Machado da Cruz, professora  Comunidade Ilha Grande – Belém, PA
 
 
"A qualidade de vida da população ribeirinha melhorou muito com o Programa Luz na Amazônia. No começo, atendíamos crianças muito desnutridas e pálidas. Como sempre estamos voltando às mesmas comunidades, percebo a diferença nas crianças. Há uma melhora nítida em seu aspecto nutricional, elas estão mais coradas. Já não vemos mais aqueles barrigões, as micoses e as piodermites. Isso se deve não somente ao atendimento médico, mas à orientação quanto à higiene e ao tratamento da água. Houve uma transformação em minha vida após o contato com este trabalho. Hoje já não sou uma pessoa triste, não encontro um vazio dentro de mim. Esse trabalho voluntário me preenche cada vez mais e, quanto mais faço, mais sinto que estou perto de Deus. Quero continuar neste trabalho, ele é maravilhoso!"
 
Maria Auxiliadora Rodrigues Martins, médica voluntária – Belém, PA
 
 
"A cisterna que construímos com o Programa Luz na Amazônia foi algo que veio e fortaleceu a nossa comunidade. A água que a gente usava era inadequada, tanto para beber como para fazer algum alimento. Depois da cisterna, não vimos mais as crianças fracas, sofrendo com diarréia. No começo, nem todos usavam a água da cisterna, mas, agora, até mesmo a escola tem água à vontade. A comunidade de modo geral tem água à vontade e, quanto mais a gente usa desta água, mais a população concorda que esta foi uma das melhores coisas que aconteceram na nossa comunidade."
 
Maria Machado Trindade, beneficiada – Ilha Grande – Belém, PA
 
 
Redação iGospel
Leia também:
Livraria flutuante chegará ao Brasil com milhares de bíblias (13.08)
Governo chinês proíbe a venda de Bíblias em livrarias online (05.04)
Versão em livro de “Deus Não Está Morto 2” chega às livrarias (29.03)
Os Dez Mandamentos: das telas para as livrarias de todo o país (22.01)
RP realiza noite de autógrafos na Livraria da Vila (20.12)

Publicado em 28/09/2016
Matérias | Igrejas | BUSCADOR


Mais Notícias
24.08
Domingo é dia de Celebração da Família na Renascer
23.08
Bispa Sonia e Davi Sacer ministram "Culto de Louvor"
23.08
Igreja Renascer em Cristo realiza culto em escola
23.08
"Deep": Neste sábado! Culto Geral do O2 no Renascer Hall
23.08
Jejum das Bênçãos de Belém chega ao 18º dia
23.08
Apóstolo ministrará no Teatro Municipal de Caieiras
23.08
O papel de Neemias na reconstrução dos muros de Jerusalém

Radio Gospel FM 90.1 | Marcha para Jesus | Renascer Praise | O2 Church
Todos os direitos reservados - 2019 | Ano Apostólico de Rute
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.