Doar sangue alem de não demorar, não doer e não fazer mal, traz esperança e possibilidade de cura para muitas pessoas. Ainda que o doador não saiba o destino, uma coisa é garantida: por meio de uma única doação, até três vidas podem ser salvas.
Apesar das inúmeras campanhas disponíveis, o número de doadores no Brasil é baixo. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), menos de 2% da população brasileira doa sangue com frequência, a meta da organização para que todos os postos de saúde sejam atendidos é de pelo menos 5%.
Doar sangue, de fato, não faz parte da cultura brasileira. Outros países europeus, asiáticos ou até mesmo os Estados Unidos, que muitas vezes são vitimas de desastres naturais ou possuem riscos de guerra adotaram o hábito de doar sangue, inclusive por causa de campanhas que são implantadas nas escolas.
Estoques no Brasil continuam baixos
O Dia Nacional do Doador de Sangue foi celebrado nesta quarta-feira (25) e o estoque de bolsas de sangue continua baixo no país. Para incentivar a doação, a Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo e outros hemocentros do Brasil se uniram e desenvolveram uma campanha nacional.
A campanha "Somos todos do mesmo sangue" começou nesta segunda (23) e tem como objetivo destacar a importância da doação, sobretudo durante a pandemia, período em que houve queda de até 50% no número de doações em algumas regiões do Brasil. Cada hemocentro desenvolve ações locais com os doadores para incentivar a participação.
De acordo com dados atualizados pela Fundação Pró-Sangue na quinta-feira (19), as reservas operam com apenas 30% da capacidade. Os tipos AB+ e AB- são os únicos com abastecimento estável.
Os tipos O+, O- e B- são os que mais necessitam de reabastecimento. Os tipos A+, A- e B+ tem uma quantidade razoável em estoque, mas estão em estado de alerta.
Além da ação, a Pró-Sangue criou a campanha “Quem Doa Sangue Faz ao Vivo”, desenvolvida pela agência Amper, que conta com o apoio de celebridades, influenciadores e personalidade da TV participando para agradecer aos doadores e convocar mais pessoas a seguir o exemplo.
CLIQUE AQUI para acompanhar os requisitos básicos para doação de sangue.