Fernandinho foi o artista gospel mais ouvido ao longo de 2020. É o que aponta um levantamento inédito da plataforma de streaming Spotify, que o Portal R7 divulgou em primeira mão nesta terça-feira (1º).
O músico, que acumula pouco mais de 1,5 milhão de ouvintes mensais, também aparece em 9º no ranking de álbuns, com Uma Nova História (Ao Vivo), de 2009. Ao todo, ele conta com 14 discos ao longo da carreira.
É a primeira vez, desde a sua chegada ao Brasil, que a plataforma digital apresenta uma retrospectiva com músicas, artistas e álbuns do "gênero mais ouvindo no país ao longo do ano".
De acordo com o Spotify, nos últimos meses, foi observado "uma mudança no comportamento de seus usuários, registrando um crescimento considerável nas buscas pelo gênero gospel".
O levantamento é uma constatação das transformações pelas quais o mercado vem passando desde a virada do século, com a inclusão de estilos, instrumentos musicais e, também, referências que vão além de cerimônias religiosas.
Além do pastor evangélico Fernandinho, aparecem na lista de artistas mais ouvidos na plataforma de streaming os cantores Gabriel Rocha, Kemuel, Priscilla Alcantara, Aline Barros e Isadora Pompeo.
Girassol, parceria entre Priscilla Alcantara e o youtuber Whindersson Nunes, ocupa o topo entre as músicas mais ouvidas em 2020. A canção foi escrita pelo humorista em homenagem ao amigo Gabriel Diniz, morto em um acidente aéreo em 2019. À época, o músico vivia o auge da carreira.
“‘Girassol’ foi uma música que escrevi quando fui impactado pela morte de um amigo querido. Me fez refletir muito e eu não queria guardar esses sentimentos pra mim”, disse Whindersson, à época, em publicação no Twitter.
Fonte: R7
|