Home         Igreja Virtual         Multimídia         Cultos           Rede Gospel            Gospel FM         Igospelmail
Jovens da Renascer fazem campanha de doação de sangue

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé
 
Na véspera da Páscoa, os jovens da Igreja Renascer em Cristo se reuniram na Fundação Pró- Sangue do Hospital das Clínicas para um mutirão de doação de sangue.
 
Os participantes da campanha, que recebeu o nome de “Nós doamos, porque Ele nos doou primeiro” – uma alusão às passagens bíblicas de 1 João 4:19 e Efésios 1.7 –, estavam com a camiseta oficial da Marcha para Jesus.
 
“Jesus Cristo foi o maior doador de sangue de todos os tempos. Seu sangue derramado na cruz salvou a humanidade. E Ele fez tudo isso por amor. Tenho certeza de que esta ação de amor salvará muitas vidas”, afirmou a Pastora Camila Campos, apresentadora do programa O2TV, da Rede Gospel de Televisão.
 
Confira, a seguir, a reportagem da ação solidária:
 
 
Doar sangue é doar vida
 
O sangue é um elemento indispensável e insubstituível. Doar sangue além de não demorar, não doer e não fazer mal, traz esperança e possibilidade de cura para muitas pessoas. Ainda que o doador não saiba o destino, uma coisa é garantida: por meio de uma única doação, até três vidas podem ser salvas.
 
Apesar das inúmeras campanhas disponíveis, o número de doadores no Brasil é baixo. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), menos de 2% da população brasileira doa sangue com frequência, a meta da organização, para que todos os postos de saúde sejam atendidos, é de pelo menos 5%.
 
Por que doar sangue deve ser um hábito?
 
A imagem pode conter: 1 pessoa
 
Quem acha que só deve doar sangue quando houver necessidade familiar está cometendo um terrível equivoco. A análise sanguínea nem sempre fica pronta a tempo de socorrer o paciente. Sem contar que há grandes chances de não haver compatibilidade.
 
“O sangue sofre um processo de análise que dura em média três meses, ou seja, o sangue que vai ser utilizado no parente pode ser de outra pessoa. Por isso, todos nós podemos e devemos doar. Quando um paciente faz uso da bolsa de sangue, aquele sangue é reposto pelo que foi doado”, explica a doutora Adriana Peres Angelucci, especialista em clínica geral, formada pela Universidade São Paulo (USP).
 
Requisitos básicos para ser um doador
 
- Estar em boas condições de saúde.
 
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).
 
- Pesar no mínimo 50kg.
 
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
 
- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
 
- Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
 
 Impedimentos temporários
 
- Resfriado: aguardar sete dias após desaparecimento dos sintomas.
 
- Gravidez.
 
- 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
 
- Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
 
- Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
 
- Tatuagem nos últimos 12 meses.
 
- Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.
 
- Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são estados onde há alta prevalência de malária. Quem esteve nesses estados deve aguardar 12 meses.
 
Processo de doação:
 
1- Cadastro
 
2- Pré-Triagem
 
Consiste na retirada de uma gota de sangue da ponta de um dos dedos. Esse sangue é analisado. Se houver deficiência de ferro, a doação não será possível. Nessa etapa, um dos enfermeiros mede a frequência cardíaca, o peso e a pressão do possível doador.
 
3- Triagem
 
É uma espécie de questionário. Nesta etapa, que é completamente sigilosa, o enfermeiro faz perguntas do tipo “Você está tomando algum tipo de medicamento?”, “Você fuma ou ingeriu algum tipo de bebida alcoólica nas ultimas 48 horas?” ou “Você passou por algum processo alérgico nos últimos dias?” As respostas são determinantes para a doação.
 
4- Coleta
 
Nessa etapa, ocorre a doação. São 600 ml de sangue. Após a retirada do sangue, o doador é encaminhado para uma sala, onde receberá um lanche.
 
 
Redação iGospel
Leia tambm:
Participantes do +QV FIT lançam campanha solidária (10.11)
Igreja Renascer encerra campanha de jejum nesta terça (30.10)
Igreja Renascer inicia campanha de jejum nesta quinta-feira (06.09)
Igreja Renascer em Cristo lança Campanha do Agasalho (19.07)
Campanha do Jejum das Portas Abertas para a Prosperidade chega ao 11º dia (20.07)

Publicado em 18/04/2017
Matérias | Igrejas | BUSCADOR


Mais Notícias
15.12
Bispa Sonia e Bispa Fê ministrarão na Renascer Jabaquara
15.12
Jejum das Vitórias de Samuel chega ao 7º dia
14.12
Formatura das Mais que Vencedoras será neste sábado
14.12
Crianças do Núcleo Heliópolis recebem festa de Natal
14.12
Jejum das Vitórias de Samuel chega ao 6º dia
13.12
Projeto "Fé com Obras" desenvolve trabalho social no Rio
13.12
Hoje "Noite de Poder" nas igrejas Renascer em Cristo

Radio Gospel FM 90.1 | Marcha para Jesus | Renascer Praise | O2 Church
Todos os direitos reservados - 2017 | Ano Apostólico de Samuel
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.