Home         Igreja Virtual         Multimídia         Cultos           Rede Gospel            Gospel FM         Igospelmail
"Novembro azul" alerta contra o câncer de próstata

 
O mês de novembro é marcado pela campanha mundial chamada Novembro Azul, que tem como objetivo alertar a população sobre a importância da detecção precoce do câncer de próstata.
 
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). É o sexto tipo mais comum no mundo, e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.
 
Os exames de toque retal e PSA ainda são fundamentais para o rastreamento do câncer de próstata, e todo homem acima de 40 anos deve consultar-se com um urologista pelo menos uma vez ao ano. Entretanto, esses exames, a ultrassonografia e até mesmo as biópsias apresentam limitações no diagnóstico, o que provocou interesse pelo desenvolvimento de outras técnicas, como a ressonância magnética.
 
“Essa última é uma técnica muito promissora por causa da alta resolução das imagens e da possibilidade de estudar o comportamento biológico dos tecidos de forma não invasiva”, afirma Dr. Leonardo Kayat, radiologista do Delboni Medicina Diagnóstica e doutor em ressonância magnética da próstata pela UFRJ. “De acordo com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Urologia e da Sociedade Americana de Câncer, a ultrassonografia isoladamente não é recomendada para o diagnóstico por imagem do câncer de próstata, pois não há evidências suficientes que comprovem sua especificidade ou capacidade de aumentar a taxa de detecção”, revela o especialista.
 
Independentemente da maneira de diagnosticar a doença, o especialista defende a prevenção e o rastreio clínico como as melhores opções, sobretudo em homens com mais de 50 anos. “Para se manter saudável, é preciso ter alimentação balanceada e praticar exercícios físicos regularmente, em especial os homens que estão no grupo de risco, ou seja, com idade acima de 50 anos, histórico familiar da doença, com excesso de peso ou sedentários. E, logicamente, a consulta frequente com um urologista é fundamental para um acompanhamento adequado”, conclui o médico, afirmando que a utilização do novo método diagnóstico tem contribuído para adequar as formas de tratamento e aumentar as chances de cura dos pacientes.
 
 
Fonte: Dr. Leonardo Kayat, radiologista do Delboni Medicina Diagnóstica e doutor em ressonância magnética da próstata pela UFRJ
Leia também:
Adolescentes vivem experiências inesquecíveis no Acampa Teen (16.11)
Pastor salva vizinhos em incêndio na Califórnia (16.11)
Mais de dois mil igrejas são fechadas em Angola (16.11)
Designer da Pixar diz que Deus é sua inspiração (16.11)
Confira a agenda de eventos para este feriado (16.11)

Publicado em 08/11/2018
Matérias | Igrejas | BUSCADOR


Mais Notícias
16.11
Jejum da Prosperidade de Ezequias chega ao 9º dia
16.11
Filme "Entrevista com Deus" estreia nos cinemas brasileiros
16.11
Confira o line-up do S.O.S. da Vida Gospel Festival
16.11
Confira a agenda de eventos para este feriado
16.11
Domingo é dia de Celebração da Família na Renascer
16.11
"Faça uma aliança com a vida!", por Bispa Sonia
16.11
Adolescentes vivem experiências inesquecíveis no Acampa Teen

Radio Gospel FM 90.1 | Marcha para Jesus | Renascer Praise | O2 Church
Todos os direitos reservados - 2018 | Ano Apostólico de Ezequias
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.