Entre 1939 a 1945, o mundo enfrentou a Segunda Guerra Mundial, confronto armado que rodou o globo. Um dos desdobramentos deste capítulo foi o Holocausto, responsável pela morte de milhões de pessoas.
Diante deste cenário, a romena Hédi Fried conseguiu resistir aos horrores da época.
Sobrevivente de Auschwitz, a jovem tinha apenas 19 anos quando foi enviada para o brutal campo de concentração nazista.
No local, a vítima e sua irmã foram forçadas a trabalhar arduamente, desde a chegada até o final da guerra.
Com a queda de Hitler e, consequentemente, da Alemanha nazista, a mulher foi libertada e resgatada de Auschwitz.
Tempos depois, ela decidiu que queria conscientizar jovens sobre os horrores cometidos durante o Holocausto, dedicando sua vida a ensinar as pessoas sobre este período.
Recentemente, Hédi Fried realizou este sonho ao lançar pela Martins Fontes, a obra Perguntas que me fazem sobre o Holocausto, em que retrata os horrores vividos por ela durante a Segunda Guerra Mundial.
Em seu mais novo livro, a autora respondeu as perguntas mais frequentes sobre a sua experiência no campo de concentração como: “Por que Hitlerodiava os judeus?”, “Como era viver nos campos?”,” Você estava sempre faminta?”, “O que ajudou você a sobreviver?”, “Havia solidariedade nos campos?”, “Como era ser mulher nos campos?”, “Você foi estuprada?”, “Você sonhava à noite?”, "Havia soldados da SS gentis?", entre outros.
Ao todo, a Hédi Fried respondeu 44 questionamentos sobre como era sua vida antes, durante e depois do Holocausto. Por meio de respostas curtas, a sobrevivente reflete, ainda, diversos assuntos, entre eles o perdão, a opressão, o antissemitismo e a liberdade. Além disso, revela o cotidiano em um campo de concentração.
Disponível na Amazon em formato de capa comum, esta obra, em suma, trata-se de um emocionante relato narrado por uma das sobreviventes de Auschwitz, que de maneira memorável, revelou todos os horrores vividos por ela durante um dos períodos mais sombrios da História.
Fonte: AH Aventuras na História
|