Home         Igreja Virtual         Multimídia         Cultos           Rede Gospel            Gospel FM         Igospelmail
Jovens cristãos são menos ansiosos segundo estudo

De acordo com um estudo, jovens que aderem a uma religião e frequentam uma igreja são menos ansiosos e apresentam uma saúde mental melhor em relação ao de fora.
 
Resultado de imagem para jovens orando
 
As descobertas foram parte de um estudo intitulado Connected Generation, que entrevistou mais de 15 mil jovens adultos entre 18 e 35 anos, em 25 países, para determinar se havia uma ligação entre a prática religiosa e o bem-estar mental.
 
O Barna Group, que se autodenomina uma "fonte de ideias sobre fé e cultura", conduziu o estudo em conjunto com a World Vision, uma organização cristã de assistência.
 
As descobertas estavam alinhadas com o que a Aliança Nacional sobre Doenças Mentais tinha a dizer sobre a relação entre espiritualidade e bem-estar emocional. O NAMI apontou para um estudo de 2013 que encontrou uma correlação entre religiosidade e taxas reduzidas de suicídio, alcoolismo e uso de drogas.
 
A organização também distingue entre prática religiosa organizada e espiritualidade, dizendo que não é necessário praticar necessariamente uma religião específica para colher os benefícios psicológicos da religiosidade. Segundo a NAMI, a espiritualidade individual oferece "uma filosofia de vida significativa" e "confere um sentimento de pertencimento ao mundo", enquanto a participação na religião organizada oferece estrutura e conexões sociais aos seguidores.
 
A oração é a melhor terapia
 
Rosana Alves é diretora acadêmica do Neurogenesis Institute (EUA). Em sua jornada profissional, concluiu três pós-doutorados em Neurociências em universidades conceituadas – UNIFESP, USP e Marshall University.
 
A imagem pode conter: 1 pessoa, no palco e área interna
 
Foi orientadora de mais de 300 projetos acadêmicos e escreveu mais de 70 artigos científicos. Recebeu da Sociedade Científica Brasileira o prêmio de “Melhor Trabalho de Neuroquímica”.
 
É conferencista internacional e escritora. Tem se destacado em suas palestras por mostrar como a fé e a neurociência podem ser grandes aliadas.
 
 
Os efeitos curativos da oração
 
Em entrevista, a especialista afirmou que a oração é o método terapêutico mais eficaz que existe. “As pessoas, muitas vezes, consideram que a oração é simplesmente uma forma de nos colocarmos na posição de seres humanos, inferiores, prestando homenagem e reconhecendo que existe um Deus superior. A oração — e isso está provado cientificamente — atua em uma região do nosso cérebro, que é o sistema límbico, especificamente na região mesolímbica, e ali ela faz com que libere substâncias muito importantes, que trazem para nós um sentimento de pertencimento, melhora a nossa autoestima e faz com que nós sintamos um bem-estar muito grande”, afirmou a neurocientista.
 
“A proposta da oração é abrir o nosso coração como se abre a um melhor amigo. Quando nós vamos a uma sessão terapêutica, o que nós queremos? Contar o que vai ao nosso coração, na certeza de que há alguém ali para nos ouvir, que vai não somente nos ouvir, mas também nos indicar um caminho melhor para seguir, uma nova forma de pensar, de lidar com os nossos problemas”, disse ela.
 
“Eu posso dizer isso como estudiosa, mas principalmente como cristã: Não existe melhor psicoterapia no mundo do que a oração porque, quando eu ajoelho diante de Deus, estou dizendo ‘Senhor, eu tenho as minhas fragilidades e acredito que o Senhor pode resolver todas elas’. E Ele pode resolver”, concluiu.
 
 
Aline Fátima - Redação 
Leia também:
Quais são os propósitos do jejum e da oração? (06.12)
"52 Dias de Neemias: Construindo 2020": Referência bíblica e oração de hoje (14.11)
Unção e adoração marcam o Praise in Concert (13.10)
"A oração é a melhor terapia", afirma neurocientista (18.10)
Bolsonaro recebe oração de lideranças evangélicas (07.08)

Publicado em 31/10/2019
Matérias | Igrejas | BUSCADOR


Mais Notícias
09.12
Superação: Como transformar crises em oportunidades
09.12
"52 Dias de Neemias: Construindo 2020": Temas e orações do final de semana
09.12
Temas do Jejum das Promessas do Ano de Rute
07.12
O legado de Rute é tema da Ceia de Oficiais de dezembro
07.12
"Nossa oferta no altar traz a resposta de Deus"
06.12
Hoje! Culto de Libertação e Quebra de Maldições
06.12
Maratona solidária da Rede Gospel chega à 6ª edição

Radio Gospel FM 90.1 | Marcha para Jesus | Renascer Praise | O2 Church
Todos os direitos reservados - 2019 | Ano Apostólico de Rute
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.