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Mas, afinal, o que a Bblia diz sobre piercing e tatuagem?

Tatuagem e piercing fazem parte do grupo de temas polmicos que no esto expostos diretamente na bblia, por serem prticas culturais muito mais recentes (ou nem tanto), como a cerveja, camisinha e at sexo depois do casamento. No existe passagem bblica que expresse algo especificamente sobre tatuagens, ficando assim a interpretao mediante a viso da palavra de Deus, contextualizada em nossa realidade cultural, no caso, Brasil no sculo 21. Entende-se tambm que este tipo de assunto no esclarecido pode trazer discusses (falatrios) inteis, a ponto de afastar pessoas com esta prtica da salvao em Cristo Jesus.
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Vale lembrar alguns princpios bblicos bsicos para auxiliar em todo o estudo:
O homem constitudo simbioticamente de corpo, alma e esprito. Corpo nossa constituio fisiolgica que faz parte do universo sensvel em que vivemos. Esprito nossa constituio divina, que faz parte de uma dimenso espiritual ao qual estamos envolvidos, mas fisicamente no podemos tang-la. Nossa alma o encontro do Esprito (Sopro) e o Corpo, constituio das nossas faculdades mentais, emocionais e sentimentais, onde est nossa volio (vontade de agir).

SegundoGlatas 6:7, tudo que semeamos, colhemos. O que realizamos com nossas aes tem consequncias espirituais e fsicas. Por isso, na orao do ?Pai Nosso?, Jesus afirma ?assim na terra como nos cus?, porque tudo realizado PRIMEIRO no mundo espiritual, atravs dos nossos sentimentos ou motivaes.
Estamos no sculo 21, mais de dois mil anos a frente da narrativa da bblia. Todo contexto bblico se passa com civilizaes na Antiguidade, nas Idades do Bronze e do Ferro, onde muitas procedem como tribos sem tica. Deus criou as leis do Antigo Testamento para um povo tribal de cultura ainda em formao. O Novo Testamento se passa em um perodo que a humanidade j avanara consideravelmente nos assuntos tica e moral, com a influncia helenista (grega). Hoje, estamos em uma sociedade muito mais avanada tecnologicamente, com estes conceitos to mais comuns do que naquelas civilizaes. Estamos na Era do Conhecimento, em um mundo globalizado sem fronteiras, com democracia e liberdade religiosa na maioria dos pases. Um tempo que misturar costumes e tendncias de povos distantes muito comum e acessvel.
Ainda neste assunto, temos que tomar cuidado com preconceitos. EmAtos 15, h uma grande discusso em Jerusalm se os cristo estrangeiros deveriam contrair os hbitos dos cristos judeus, ou seja, realizar os ritos do judasmo como circunciso (corte da dobra da pele que cobre o rgo sexual masculino, segundo a lei de Moiss, como smbolo de aliana com Deus), por exemplo. Aps discusso, leia a resposta de Tiago:
?A minha opinio esta: eu acho que no devemos atrapalhar os no-judeus que esto se convertendo a Deus.Penso que devemos escrever a eles uma carta, dizendo que no comam a carne de animais que foram oferecidos em sacrifcio aos dolos, que no pratiquem imoralidade sexual, que no comam a carne de nenhum animal que tenha sido estrangulado e que no comam sangue.?(Atos 15:19 a 20 NTLH).
Ento, Tiago afirma para no abrirem mo dos seus costumes, mas para no praticarem prostituio, nem se alimentar de idolatria ou cometer atitudes bestiais (beber sangue).
Antes de chegarmos a nossa discusso, Jesus diz emMateus 10: 28"No tenham medo daqueles que matam o corpo, mas no podem matar a alma. Porm tenham medo de Deus, que pode destruir no inferno tanto a alma como o corpo."
Da mesma forma, apstolo Paulo ministra este sentido em2 Corntios 4e ainda em2 Corntios 7: 1 (RA):
?Meus queridos amigos, todas essas promessas so para ns. Por isso purifiquemos a ns mesmos de tudo o que torna impuro o nosso corpo e a nossa alma. E, temendo a Deus, vivamos uma vida completamente dedicada a ele.?
Logo, mais importante do que nosso corpo mortal a dedicao da nossa alma ao cumprimento das direes do Esprito Santo de Deus. Nosso corpo ser reduzido ao p, o que subir nosso esprito. Nossa alma o centro de escolhas, envolvidas por sentimentos e emoes. Ela que far a opo de ir aos Cus. Veja esta passagem de1 Corntios 15:42, 48 a 49 (RA):?Pois ser assim quando os mortos ressuscitarem. Quando o corpo sepultado, um corpo mortal; mas, quando for ressuscitado, ser imortal. Os que pertencem terra so como aquele que foi feito do p da terra; os que pertencem ao cu so como aquele que veio do cu. Assim como somos parecidos com o homem feito do p da terra, assim tambm seremos parecidos com o Homem do cu.?
O que tatuagem? um desenho permanente na pele, por uma tcnica de insero de pigmentos por agulhas, de forma irreversvel. Resumindo, voc machuca sua pele e pe colorao simultaneamente, ou seja, conjunto de cicatrizes coloridas. Cicatriz algo que te traz memria. Quem nunca olha para uma cicatriz e se lembra do acidente que a gerou? Tatuagem segue este raciocnio, uma forma de relembrar fatos marcantes, situaes relevantes, algo que demonstre suas opinies ou at uma homenagem a algum.
Por que tatuagem to criticada? Por que muitos tem a imagem antiga, associada a esta tcnica como: ?Tatuagem realizada por gente rebelde?; ? coisa de bandido na cadeia que tatuam smbolos dos seus crimes?; ou ?Drages ou smbolos ligados mfia, principalmente cultura oriental?. Segue a mesma linha de crtica ao rock?n roll na Igreja, na dcada de 90, que um estilo musical, mas que por muito tempo foi tido como referncia satnica, por causa das bandas seculares que comearam a tocar o estilo.
Bispa Sonia afirmou em uma reunio: ?Texto fora de contexto pretexto?. Vamos, ento, tratar versculos correntes que apoiam ou contradizem a realizao de tatuagens ou piercing:
"Pelos mortos no ferireis a vossa carne; nem fareis marca nenhuma sobre vs. Eu sou o SENHOR." (Levtico 19:28 RA)
"Filhos sois do SENHOR, vosso Deus; no vos dareis golpes, nem sobre a testa fareis calva por causa de algum morto." (Deuteronmio 14:1 RA)
Estas passagens so preferidas daqueles que se levantam contra tatuagem. Elas pertencem aomito de no marcar o corpo. A passagem fala sobre derramar sangue pelos mortos. Todos que tatuam fazem para mortos? E mais, os golpes nesta passagem so cortes, prticas que os povos pagos tinham na poca de se retaliar para chamar a ateno de seus deuses. Tatuagem no retaliao. Tatuagem no necessariamente um sacrifcio intencional a demnios. Se voc tatuar ?Jesus? no seu corpo, imagino que no esteja adorando demnios.
"Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modstia e bom senso, no com cabeleira frisada e com ouro, ou prolas, ou vesturio dispendioso..." (1 Timteo 2:9 RA)
Esta passagem usada para o mito do exibicionismo. Muitos tratam a tatuagem como uma forma de exibir o corpo. Nem todos fazem tatuagem para mostr-las. E quem o faz quer deixar uma mensagem, no exibir seu corpo e ser sensual. Alm disso, se levarmos ao p da letra esta passagem, ningum mais corta o cabelo, faz a barba, as mulheres no se vestiriam bem, nem penteariam o cabelo, nem usariam brincos e apetrechos. Cuidado. Aqui apstolo Paulo fala sobre bom senso. A questo que deve ser feita : Fazer sua tatuagem hoje ter bom senso? Trar danos socialmente?
"Ser que em lugar de perfume haver podrido, e por cinta, corda; em lugar de encrespadura de cabelos, calvcie; e em lugar de veste suntuosa, cilcio; e marca de fogo, em lugar de formosura." (Isaas 3.24 RA)

Esta passagem procura tratar por muitos a tatuagem como paganismo. Tatuagem cultura. Qualquer cultura da face da terra nasceu com paganismo ou influncias pags. Se observarmos a histria de Israel, muitos hbitos errados da cultura, segundo a bblia, so originados por influncias pags. Deus purifica as culturas. Se um indgena se converter, ele no pode mais se pintar para o Senhor? Se um haitiano ou um africano se converter, ele no pode danar para o Senhor? Se um brasileiro se converter, ele no pode sambar para o Senhor? A questo no a prtica cultural, mas a inteno e se ela incita ou no ao pecado. Tatuagem no incita um ser humano ao pecado.
"No sabeis que sois santurio de Deus e que o Esprito de Deus habita em vs? Se algum destruir o santurio de Deus, Deus o destruir; porque o santurio de Deus, que sois vs, sagrado.? (1 Corntios 3:16 a 17 RA)
Aqui est a defesa do mito da destruio do Corpo. interessante as pessoas dizerem: A tatuagem destri o seu corpo. No destri. Seu corpo cicatriza e se reconstri todos os dias. A tatuagem, neste caso, s seria evitada se gerasse doenas. Por isso, quem realiza, deve sempre avaliar as condies de higiene do local. Por outro lado, quem afirma sobre a destruio da tatuagem, no afirma coisas do tipo: ?Pare de tomar refrigerantes e comer doces, pois voc est obeso e seu corpo est padecendo?; ?faa exerccios, para que seu corpo fique melhor?; ?tome vacinas?; ou ?pare de comer gorduras, por causa do seu colesterol?. Da, percebemos que mais matamos nosso corpo com um monte de besteiras que consumimos do que com uma tatuagem.
?Portanto, quer comais quer bebais, ou faais outra qualquer coisa, fazei tudo para glria de Deus? (1 Corntios 10:31 RA)
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Tatuagem pode glorificar a Deus. Por que no?
"Mas, antes que viesse a f, estvamos sob a tutela da lei e nela encerrados, para essa f que, de futuro, haveria de revelar-se. De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fssemos justificados por f."(Glatas 3:23 a 24 RA)
Clssica passagem em defesa da tatuagem. No pertencemos ao perodo da lei, ento faamos o que quisermos? Se Antigo Testamento no fosse vlido, no estaria na bblia. Leis do Antigo Testamento caram em desuso por pertencer a um povo tribal, mas muitas leis foram preservadas e reforadas pelo Novo Testamento. Cuidado com a libertinagem na leitura da Palavra. Muita gente quer as bnos do Antigo Testamento, mas no querem seguir os preceitos e leis que no foram revogadas no Novo Testamento.
?Pois, quando viu o pendente e as pulseiras nas mos de sua irm, tendo ouvido as palavras de Rebeca, sua irm, que dizia: Assim me falou o homem, foi Labo ter com ele, o qual estava em p junto aos camelos, junto fonte. Da lhe perguntei: de quem s filha? Ela respondeu: Filha de Betuel, filho de Naor e Milca. Ento, lhe pus o pendente no nariz e as pulseiras nas mos.? (Gnesis 24:30, 47 RA)
Rebeca tornou-se o mito em defesa do piercing, por causa do pendente no nariz. Primeiro que a bblia noafirma que ela furou o nariz. E, por ser um hbito cultural exibir joias, no significa que temos que sair com monte de coisas penduradas. Ou seja, se o uso destes artifcios cabe ao momento e a sua cultura, v em frente! Se no, para qu?
?No manto, sobre a sua coxa tem escrito o nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores.? (Apocalipse 19:16 RA)
Este o mito de apoio a tatuagem: Jesus tinha uma tattoo na coxa. Pode tatuar sim, mas esta passagem no um apoio, at porque uma viso espiritual de Joo. Ento, os que vo pro inferno tem tatuagem na testa ou nas mos de 666? Ento, vamos pegar leve com as leituras.
Concluindo, voc quer fazer tatuagem ou piercing? A bblia no abomina a prtica, mas as motivaes. Ento, seguem algumas dicas, pois a bblia diz que:
?Seja a paz de Cristo o rbitro em vosso corao, qual, tambm, fostes chamados em um s corpo; e sede agradecidos.? (Colossenses 3:15 RA)
O que voc est tatuando? Teu corpo templo do Esprito Santo (1 Corntios 6:19). Tatuar nome de gente, figuras, heris ou inspiraes esto agradando o Esprito Santo? Esto afirmando que o Esprito Santo est presente na sua vida?
Vale a pena fazer tatuagem? Saiba que no sai e as tcnicas para remoo ainda no so eficientes para retirada por completo. Vai tatuar nome de namorada pra que? E se o namora acaba? Vai tatuar escudo do time pra que? Vai te fazer mais torcedor do que os outros? E o risco de pegar uma torcida organizada contrria. Pense bem quando tatuar, para no se arrepender.
Todos ao teu redor entendem tatuagem? Ainda tem pessoas com muito preconceito e at empregadores. O mundo est bem menos preconceituoso, mas ainda est em transformao. Ento, seja cuidadoso e assuma os riscos. Fazer tatuagem para se rebelar contra a famlia no boa ideia. Faa as pessoas compreenderem suas intenes e at participar deste momento na sua vida, melhor. No que voc deva algo a algum, mas se possvel, tenha paz com todos.
Fazer piercing pra que? Pode fazer, mas saiba que h reas que pode comprometer tua sade se no houver higiene, como a lngua. Ou pode ter uma reao alrgica ao metal. Fazer piercing no umbigo ou no mamilo, qual inteno? Mostrar para voc ou para os outros? Por isso, tudo depende de nossas intenes.
"Todas as coisas me so lcitas, mas nem todas convm. Todas as coisas me so lcitas, mas eu no me deixarei dominar por nenhuma delas." (1 Corntios 6:12 RA)
Faa escolhas que no padeam sua alma e nem te afastem da essncia do Esprito Santo de Deus. Tudo pode, mas nem tudo convm. O Senhor v o seu corao, mais do que a sua marca no corpo. Pense nisso!
Realizao: Bispo Daniel Tenuta
Reviso: Bispo Geraldo Tenuta
Direo: Apstolo Estevam Hernandes

Publicado em 29/08/2017
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