Home         Igreja Virtual         Multimídia         Cultos           Rede Gospel            Gospel FM         Igospelmail
Em 2020, o Brasil terá 109 milhões de evangélicos, diz estudo

A população evangélica representará mais de 50% da população brasileira em 2010. A projeção foi feita pela Sepal – Missão Internacional Servindo aos Pastores e Líderes, com base em um estudo realizado no ano passado, abalizado nos dados do Censo do IBGE de 2000 e da pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha em março de 2007.

A projeção baseia-se na taxa de crescimento obtida entre os anos de 1990 e 2000 e na premissa de que a taxa de crescimento dessa religião continue a mesma dos últimos 40 anos. “Projetamos uma porcentagem de cerca de 52,2% da população evangélica em 2020, ou seja, aproximadamente 109,3 milhões de evangélicos para uma população de 209,3 milhões,” afirmou Luis André Bruneto, um dos pesquisadores. A confiabilidade dos dados é de 95%, afirmou ele.

Segundo Bruneto, seguindo essa taxa de crescimento anual de 7,42%, chegaremos a 57,4 milhões de evangélicos em 2011.
A revista Época também divulgou no ano passado estudos sobre o crescimento da população evangélica, avaliando que os evangélicos influenciariam em todas as esferas da vida brasileira.

Para teólogos e antropólogos ouvidos pela revista, a população evangélica, a partir do crescimento numérico, contribuirá para a diminuição no consumo do álcool, o aumento da escolaridade e a diminuição no número de lares desfeitos.

Na opinião do pesquisador da Sepal, o fenômeno do grande crescimento não se trata de avivamento. Ele acredita que o avivamento se reflete, “na conversão em massa das pessoas, mas também em profundas mudanças no pensamento da sociedade, direcionada pela influência dos cristãos redimidos. Se tomarmos essas duas linhas de pensamento, não está acontecendo um avivamento no Brasil,” afirmou.

Alguns motivos que o pesquisador lista são, “o evangelismo aguerrido dos evangélicos, a adoção de regras menos rígidas, a ampliação da visão da vida cristã para dentro da sociedade, a flexibilidade dos costumes e o aumento da classe média.”

Os pesquisadores da Sepal aguardam a divulgação do próximo censo, o de 2010, para obterem condições reais para verificar as estimativas quanto aos evangélicos e a população brasileira.

Eles planejam após isso fazer o mapa evangelístico do país baseado nos novos dados e compará-los com os anteriores.

Amanda Gigliotti
The Christian Post

Leia tambm:
Bispa Sonia e Bispa Fê ministrarão na Renascer Jabaquara (15.12)
Jejum das Vitórias de Samuel chega ao 7º dia (15.12)
Crianças do Núcleo Heliópolis recebem festa de Natal (14.12)
Maratona solidária da Rede Gospel chega à 4ª edição (12.12)
Emoção: Rede Gospel entrega a "Cozinha dos Sonhos" (12.12)

Publicado em 17/02/2011
Matérias | Igrejas | BUSCADOR


Mais Notícias
15.12
Jejum das Vitórias de Samuel chega ao 7º dia
15.12
Bispa Sonia e Bispa Fê ministrarão na Renascer Jabaquara
14.12
Jejum das Vitórias de Samuel chega ao 6º dia
14.12
Crianças do Núcleo Heliópolis recebem festa de Natal
14.12
Formatura das Mais que Vencedoras será neste sábado
13.12
Projeto "Fé com Obras" desenvolve trabalho social no Rio
13.12
Conheça a primeira escola de missões apostólica

Radio Gospel FM 90.1 | Marcha para Jesus | Renascer Praise | O2 Church
Todos os direitos reservados - 2017 | Ano Apostólico de Samuel
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.