Home         Igreja Virtual         Multimídia         Cultos           Rede Gospel            Gospel FM         Igospelmail
Planejamento de leitura bblica: A carta de Paulo aos Efsios

Neste sábado (11), os participantes do projeto Casais mais que Vencedores, da Igreja Renascer em Cristo, iniciaram a leitura bíblica do livro de Efésios.
 
 
Resultado de imagem para casais lendo
 
Confira, a seguir, um estudo sobre os aspectos mais importantes da carta do apóstolo Paulo direcionada à igreja de Éfeso:
 
O livro de Efésios (Efésios 1) foi escrito entre 61 e 63 d.C., quando Paulo estava preso em Roma (Atos 28). Éfeso era uma cidade portuária próspera, movimentada e idólatra, que tinha como um de seus símbolos o suntuoso santuário da deusa Diana, talvez o maior edifício do mundo grego antigo, destino de muitas peregrinações, o que movimentava o comércio e gerava lucros para os ouvires locais (Atos 19).
 
O evangelho chegou a Éfeso em 53 d.C., numa breve viagem de Paulo (Atos 18), que retornaria dois anos mais tarde, em sua terceira viagem missionária, e se dedicaria por cerca de dois anos a um grande trabalho e evangelismo (Atos 19), estabelecendo uma igreja forte, com muitas conversões de gentios que deixavam a idolatria para servir a Cristo. O livro tem como tema a unidade da Igreja de Cristo.
 
O conteúdo
 
Resultado de imagem para corao biblia
 
A carta aos Efésios, escrita quase dez anos depois da primeira viagem de Paulo por aquela cidade, em sua segunda viagem missionária (Atos 18), ministra sobre a necessidade de unidade doutrinária na igreja, que deve ser firmada em Cristo e cumprir seu papel apostólico no mundo.
 
Com ensinamentos claros sobre temas fundamentais da fé cristã, Efésios apresenta um discurso belo e objetivo sobre a salvação pela graça e a nova vida em Jesus (Efésios 2), que, em Sua cruz, nos dá paz e acesso ao Pai em um só Espírito.
 
Em Cristo, na igreja, não há mais judeus, estrangeiros ou peregrinos (Atos 19), mas todos os salvos são igualmente membros da família de Deus (Efésios 2).
 
Assim, não pode haver divisão de pensamento na Igreja, e Paulo não admite que o Corpo de Cristo se divida em partes rivais – uma de judeus e outra de gentios. Os chamados apostólicos (Efésios 4) são apresentados justamente como instrumentos de Deus para evitar uma divisão e aperfeiçoar a Igreja, servir e edificar a obra do Senhor para que os irmãos vivam em comunhão de Espírito e pensamento (Efésios 4). São estes os chamados apostólicos: Apóstolos para a direção do corpo, Pastores para cuidado, Mestres para a formação, Evangelistas para a salvação e Profetas para testemunho da palavra.
 
Deve haver uma só Igreja unida em Cristo (Efésios 4), reconhecida pela unidade da fé (Efésios 4), pela comunhão e pela santidade (Efésios 4). Seus membros devem ser cheios do Espírito Santo (Efésios 5), vencedores da batalha espiritual (Efésios 6), pois Paulo ensina os componentes de uma armadura espiritual para resistir ao inferno e vencer as batalhas da igreja, armadura esta composta por verdade, justiça, paz, fé, salvação, Palavra de Deus, oração e intercessão (Efésios 6).
 
As Igrejas Apostólicas são formadas pelos chamados ministérios apostólicos, que, interagindo entre si, suprem o Corpo de Cristo, analogia que explica a Igreja como organismo vivo. Este corpo tem a necessidade de comunhão e envio, supridos pela formação, que dá direção espiritual e profética com sinais e curas deformações; intercessão, que interfere no mundo espiritual a favor dos santos, e adoração, que leva a Igreja a habitar na presença de Deus.
 
Para te ajudar na leitura do livro de Efésios, acompanhe uma videoaula ministrada pelos bispos Geraldo e Daniel Tenuta:
 
 
 
Redação iGospel

Publicado em 11/02/2017
Matérias | Igrejas | BUSCADOR


Mais Notícias
18.10
Neste sábado! "Deep" na sede internacional da Igreja Renascer
18.10
Station Praise lança o single "Oxigênio". Confira!
18.10
Hoje é dia de sair da cova para vencer a opressão
18.10
"A oração é a melhor terapia", afirma neurocientista
18.10
"Eu Ainda Acredito": Testemunho de cantor gospel vira filme
17.10
"Gênesis" será a nova novela bíblica da Record
17.10
Apóstolo ministra na Renascer Santo André nesta quinta

Radio Gospel FM 90.1 | Marcha para Jesus | Renascer Praise | O2 Church
Todos os direitos reservados - 2019 | Ano Apostólico de Rute
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.