Home         Igreja Virtual         Multimídia         Cultos           Rede Gospel            Gospel FM         Igospelmail
Setembro Amarelo: Quebrar o silêncio é a melhor solução!

Resultado de imagem para tristeza
 
Em média, segundado dados do Ministério da Saúde, 11 mil pessoas tiram suas próprias vidas no Brasil a cada ano. Atualmente, a média nacional de suicídio é de 5,5 casos a cada 100 mil habitantes.
 
 
Os seis estados com maiores taxas no país são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Roraima, Piauí e Amazonas.
 
Em parceria com o Ministério da Saúde, o Centro de Valorização da Vida (CVV) adotou uma nova medida para dar apoio às pessoas que sofrem de depressão profunda.
 
Desde o último dia 1º de julho, todas as ligações de prevenção ao suicídio feitas para a instituição, através do número 188 são gratuitas.
 
"Facilitar o acesso do serviço gratuito de prevenção do suicídio e apoio emocional a toda a população brasileira é muito importante. Antes do 188, somente as regiões nas quais havia um dos 90 postos de atendimento do CVV se tinha acesso ao serviço telefônico, pagando o custo de ligação local. Hoje, de qualquer município do país é possível ligar, inclusive de celular, para o CVV", diz uma nota da CVV publicada pelo site G1.
 
Resultado de imagem para triste no telefone
 
O Centro de Valorização da Vida é uma associação civil sem fins lucrativos que trabalha com prevenção ao suicídio, por meio de voluntários que dão apoio emocional a todas as pessoas que querem e precisam conversar. Eles recebem treinamento adequado e não precisam ter formação em psicologia. Todas as ligações são sigilosas.
 
Até 2016, o CVV tinha uma média de um milhão de atendimentos. Em 2017, esse número dobrou e, em 2018, são esperados mais de 2,5 milhões de atendimentos pelo 188. 
 
Como ser um voluntário?
 
Se você tem mais de 18 anos de idade, pelo menos quatro horas disponíveis por semana e vontade de ajudar pessoas, você pode ser um plantonista do Programa de Apoio Emocional do CVV. Para isto você precisa participar de um curso gratuito de preparação de voluntários em uma de nossas sedes. As principais frentes de atuação do plantonista são o atendimento por telefone, voip e o chat. Para se cadastrar e participar gratuitamente do curso, clique aqui e faça sua inscrição.
 
Casos de depressão crescem em todo o mundo
 
Resultado de imagem para tristeza
 
A depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. Pessoas que sofrem com este tipo de enfermidade apresentam uma tristeza profunda, perda de interesse generalizado, falta de ânimo, de apetite, ausência de prazer e oscilações de humor que podem culminar em pensamentos suicidas.
 
A depressão afeta 322 milhões de pessoas no mundo, segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 10 anos, esse número cresceu 18,4%. A prevalência do transtorno na população mundial é de 4,4%.
 
Já no Brasil, 5,8% da população sofre com esse problema, que afeta um total de 11,5 milhões de brasileiros. Segundo os dados da OMS, o Brasil é o país com maior prevalência de depressão da América Latina e o segundo com maior prevalência nas Américas, ficando atrás somente dos Estados Unidos, que têm 5,9% de depressivos.
 
“Nós, como igreja, temos lutado diariamente contra esta realidade, levando mensagens de fé, guerreando espiritualmente e oferecendo apoio emocional para quem sofre deste mal terrível, um mal que, muitas vezes, é silencioso”, afirma Fernanda Hernandes Rasmussen, Bispa Nacional da Igreja Renascer em Cristo.
 
Para esclarecer todas as dúvidas referentes ao assunto, ela recebeu, no estúdio do “De Bem com a Vida” – programa de variedades da Rede Gospel de Televisão –, o Doutor Fernando, que além de ser especialista na área de psiquiatria é um dos pesquisadores do Programa de Transtornos de Humor da USP (Universidade São Paulo).
 
Acompanhe, a seguir, a entrevista na íntegra:
 
 
Acompanhe também duas mensagens de fé e esperança deixada pela Bispa em seu canal no YouTube:
 
 
 
 
Redação iGospel
Leia também:
Conselhos da Bispa Sonia para vencer a depressão (17.09)
Como vencer a depressão? Confira as dicas da Bispa Fê! (27.08)
Pregador Luo fala sobre sua luta contra a depressão (25.06)
"Venci a depressão e Deus mudou a minha sorte!" (29.03)
Ex-morena do "Tchan" vence a depressão e se torna missionária (30.01)

Publicado em 05/09/2018
Matérias | Igrejas | BUSCADOR


Mais Notícias
22.09
Líderes de diversas nações se reúnem para clamar pelo Brasil
22.09
Marcha para Jesus reúne multidão nas ruas de Salvador
22.09
Líder da Renascer recebe título de "Honra ao Mérito"
21.09
Rute, aquela que permaneceu a apesar de tudo
21.09
Apóstolo levanta um clamor no Muro das Lamentações
21.09
"Jejum das Fontes Milagrosas" chega ao 16º dia
21.09
Apóstolo Estevam inaugura a Renascer Hall Jundiaí

Radio Gospel FM 90.1 | Marcha para Jesus | Renascer Praise | O2 Church
Todos os direitos reservados - 2018 | Ano Apostólico de Ezequias
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.