Home         Igreja Virtual         Multimídia         Cultos           Rede Gospel            Gospel FM         Igospelmail
A origem e as viagens missionárias do Apóstolo Paulo

Paulo de Tarso: A História e Biografia do Apóstolo Paulo
 
Paulo, apesar de ser judeu, nasceu em Tarso, tendo cidadania romana. Sua primeira aparição na Bíblia foi relatada em Atos 7, durante o apedrejamento de Estêvão.
 
Foi batizado como “Saulo”, possivelmente em homenagem ao rei Saul, que era da Tribo de Benjamim como ele.
 
Paulo e sua família não viviam como os gentios, pelo contrário ele se classificava como “hebreu de hebreus”, criado em Jerusalém, “aos pés de Gamaliel”, o mais ilustre rabino de sua época.
 
Na juventude, mudou-se para Jerusalém, muito provavelmente, com sua irmã. Ali, ligou-se às tradições judaicas, vendo no cristianismo uma grande ameaça. Por isso, tornou-se um dos maiores perseguidores da Igreja.
 
Seu processo de conversão começou, quando Cristo, através de uma luz, revelou-se a ele, durante sua viagem rumo a Damasco.
 
A experiência transformadora é relatada no texto bíblico abaixo:
 
Atos 9.3 a 20: “Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor, e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; mas levanta-te e entra na cidade, onde te dirão o que te convém fazer.
 
Os seus companheiros de viagem pararam emudecidos, ouvindo a voz, não vendo, contudo, ninguém. Então, se levantou Saulo da terra e, abrindo os olhos, nada podia ver. E, guiando-o pela mão, levaram-no para Damasco. Esteve três dias sem ver, durante os quais nada comeu, nem bebeu. Ora, havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. Disse-lhe o Senhor numa visão: Ananias! Ao que respondeu: Eis-me aqui, Senhor!
 
Então, o Senhor lhe ordenou: Dispõe-te, e vai à rua que se chama Direita, e, na casa de Judas, procura por Saulo, apelidado de Tarso; pois ele está orando e viu entrar um homem, chamado Ananias, e impor-lhe as mãos, para que recuperasse a vista. Ananias, porém, respondeu: Senhor, de muitos tenho ouvido a respeito desse homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém; e para aqui trouxe autorização dos principais sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.
 
Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel; pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome. Então, Ananias foi e, entrando na casa, impôs sobre ele as mãos, dizendo: Saulo, irmão, o Senhor me enviou, a saber, o próprio Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas, para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo. Imediatamente, lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e tornou a ver. A seguir, levantou-se e foi batizado. E, depois de ter-se alimentado, sentiu-se fortalecido. Então, permaneceu em Damasco alguns dias com os discípulos. E logo pregava, nas sinagogas, a Jesus, afirmando que este é o Filho de Deus.”
 
Após ser batizado, passou a trabalhar exaustivamente, evangelizando os gentios, fundando e fundamentando igrejas. 
 
Foi o apóstolo que mais formou discípulos e cooperadores do evangelho, tais como: Timóteo, Tito, Onésimo, Lucas, Áquila e Priscila. Escreveu quase metade do Novo Testamento, incluindo 13 cartas.
 
Ao final de sua terceira viagem, foi preso em Jerusalém e deportado para Roma, onde ficou preso por dois anos.
 
Tudo indica que Paulo foi solto e empreendeu uma quarta viagem missionária, sendo preso pela segunda vez e levado a Roma para ser martirizado.
 
Embora os romanos se considerassem os melhores soldados, foi Paulo que, combateu o bom combate, encerrou a carreira e guardou a fé, cumprindo fielmente seu ministério até o fim.
 
Para se aprofundar mais...
 
Acompanhe, a seguir, mais estudos que detalhem a jornada do apóstolo Paulo:
 
A origem:
 
 
A conversão:
 
 
Os primeiros passos:
 
 
CLIQUE AQUI para acompanhar uma série especial sobre todas as viagens missionárias de Paulo.
 
 
Redação
Leia também:
Acompanhe a oração do Ano Apostólico de Paulo (01.01)
2021: Ano Apostólico de Paulo, ano de avanço e expansão (01.01)
Acompanhe a série "As Viagens Missionárias de Paulo" (23.08)
"Todos querem pregar para Paulo, mas poucos para Saulo!" (10.06)
Paulo César Baruk lança música sobre política. Confira! (04.10)

Publicado em 07/01/2021
Matérias | Igrejas | BUSCADOR


Mais Notícias
16.01
Domingo é dia de Celebração da Família na Renascer
15.01
Combate à Covid-19: Vacinação no Brasil começa na quarta
15.01
Hoje! Culto de Libertação nas igrejas Renascer
14.01
Sobrevivente do holocausto responde 44 perguntas
14.01
Renascer prepara mega distribuição de cestas básicas
14.01
Número de cristãos perseguidos no mundo chega a 340 milhões
14.01
Líderes da Renascer completam 43 anos de casados

Radio Gospel FM 90.1 | Marcha para Jesus | Renascer Praise | O2 Church
Todos os direitos reservados - 2021 | Ano Apostólico de Rute
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.