Home         Igreja Virtual         Multimídia         Cultos           Rede Gospel            Gospel FM         Igospelmail
Palestras marcam 1 perodo do ?Simpsio Nacional de Louvor?

Um “encontro de adoradores” foi assim o “Simpósio Nacional de Louvor”, realizado nesta neste sábado (31), na sede internacional da Renascer em Cristo, em São Paulo.
 
O evento, que foi organizado pelo Renascer Praise, reuniu levitas, instrumentistas, técnicos de som, intercessores e líderes de diversas partes do país.
 
 
No início do simpósio, houve um momento de louvor e adoração. As milhares de pessoas que estavam presentes formaram um grande coral. Foi impossível não sentir a presença do Espírito Santo, consolando corações, trazendo paz, cura, motivação e a confirmação de um chamado que tem levado multidões para mais perto de Deus.
 
 
“Nós somos instrumentos de Deus aqui na terra. Cada som que o Senhor coloca na boca do adorador tem uma missão. Nós temos que buscar afinar nossa relação com Ele. Nós temos que deixar esse som vibrar no nosso interior, e fazer o possível para que ele chegue com qualidade ao ouvido das pessoas”, afirmou Bispa Sonia.
 
Sonoplastia
 
Dando inicio às palestras, a líder do Renascer Praise explicou que é importante para todos entender como funciona a estrutura de som. Para mostrar o básico desta área, ela chamou ao altar o especialista no assunto Márcio Ponço – responsável pela estruturação na área de sonoplastia de grandes eventos do meio cristão, como a Marcha para Jesus, além dos cultos e das apresentações do Renascer Praise –.
 
 
Ele começou explicando como funciona a captação de som dos microfones. “Se não existe uma boa emissão, não existe uma boa transmissão. Um bom retorno também é essencial para que não haja um desgaste das vozes”, afirmou.
 
Bispa Sonia acrescentou que a disciplina por parte do grupo de louvor é um fator primordial: “Nós somos responsáveis pela qualidade do conjunto. Não custa nada chegar meia hora antes do culto começar para passar o som. Não adianta chegar em cima da hora e ficar reclamando, porque o retorno está baixo. Cantores famosos costumam chegar duas horas antes do show, ainda que o reportório e a performance se mantenham durante anos”.
 
 
Márcio Ponço destacou que existe uma sequência certa para que os equipamentos sejam ligados e mostrou como tudo pode ficar harmonizado. “Por falta de conhecimento, há muitos prejuízos. Os levitas chegam para ligar o som da igreja e os instrumentos sem saberem que qualquer erro pode desencadear em um curto-circuito e queimar a mesa de som”, afirmou.
 
“A coerência musical é de fundamental importância para que um instrumento não abafe os demais. Tudo tem que ter uma coerência”, acrescentou.
 
Fonoaudiologia
 
A fonoaudiologia foi um dos destaques do “Simpósio Nacional de Louvor”. A especialista Blacy Gulfier foi convidada para falar sobre a “identidade da voz” e mostrar alguns princípios básicos.
 
 
“Muitas vezes, nós falhamos por querer fugir da identidade vocal que o Senhor estabeleceu. Acima de tudo, está o nosso chamado e nossa essência. Essa é a nossa origem. Não existe uma voz bonita ou uma voz feia, existe a capacitação do chamado na nossa voz”, afirmou.
 
Confira os pontos principais abordados pela especialista:
 
- A fonoaudiologia não serve somente para tratar rouquidão, é o estudo da ciência da voz.
 
O que as pessoas consideram uma boa aula de canto:
 
-Aquela em que o aluno canta bastante durante a aula
-Aulas cheias de exercícios e vocalizes
-Ser cheia de apostilas
-Quando o professor fala difícil
-Aulas em que o professor ensina modismos sonoros, como o melisma
 
 Cientistas são diferentes de reprodutores de conteúdo:
 
-Reprodutores de livro não são cientistas
-Reprodutores de conteúdo de apostilas não são cientistas
-Reprodutores de aulas publicadas no YouTube não são cientistas
-Reprodutores de conteúdo de outros especialistas não são cientistas
-Reprodutores de modismos e termos difíceis não são cientistas.
 
“É importante agente buscar se aprofundar na ciência para não ficarmos limitados aos modismos. Dessa forma, podemos trabalhar todo o potencial da nossa voz, que vai muito além de um melisma”, ressaltou.
 
 
Técnicas vocais:
 
-Dentro de cada “Universo Técnico Vocal, existe a caracterização própria de cada pessoa
-Nem toda a técnica é boa para todos
-Cada técnica é pertinente ao gênero
 
Técnicas de modificação vocal:
 
-Mecânicas (afinação e amplificação através de “ajustes” da laringe)
-Acústicas
-Proprioceptivos
 
“Muitas pessoas não se dedicam ao treino e ao aprimoramento. Não podemos chegar ao altar de Deus de qualquer forma. Precisamos nos comprometer com o aprendizado. Cada nota requer um carinho, e esse carinho Deus merece”, concluiu.
 
 
Redação iGospel
Fotos: Pedro Flausino
Leia também:
O legado de Rute é tema da Ceia de Oficiais de dezembro (07.12)
"Nossa oferta no altar traz a resposta de Deus" (07.12)
Maratona solidária da Rede Gospel chega à 6ª edição (06.12)
Acompanhe as palavras ministradas na Deep Conference (06.12)
O voto é a união do nosso desejo com a vontade de Deus (06.12)

Publicado em 31/01/2015
Matérias | Igrejas | BUSCADOR


Mais Notícias
09.12
Superação: Como transformar crises em oportunidades
09.12
"52 Dias de Neemias: Construindo 2020": Temas e orações do final de semana
09.12
Temas do Jejum das Promessas do Ano de Rute
07.12
O legado de Rute é tema da Ceia de Oficiais de dezembro
07.12
"Nossa oferta no altar traz a resposta de Deus"
06.12
Hoje! Culto de Libertação e Quebra de Maldições
06.12
Maratona solidária da Rede Gospel chega à 6ª edição

Radio Gospel FM 90.1 | Marcha para Jesus | Renascer Praise | O2 Church
Todos os direitos reservados - 2019 | Ano Apostólico de Rute
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.