top of page

Aniversário de SP: veja 8 atrações gratuitas para se divertir

A cidade de São Paulo completa 469 anos de história nesta quarta-feira (25). Atrações e opções de lazer estão espalhadas por toda a capital paulista para que a população local e visitantes celebrem a data e aproveitem o feriado. Confira algumas das atividades gratuitas:


Exposição 'Redescobrindo São Paulo'

Com obras assinadas pelo ilustrador e designer gráfico Jean Rosa, a exposição Redescobrindo São Paulo reúne 20 trabalhos, que espalham figuras que dialogam com pontos conhecidos da cidade.


São fotos com intervenções e vídeos que põem cor e diversão em prédios e outros locais, como é o caso do edifício do Masp (Museu de Arte de São Paulo), criação da arquiteta Lino Bo Bardi.


Na mostra, o artista utilizou uma imagem aérea do museu, que se transforma em um xilofone gigante, tocado por uma criança.


A exposição, que estará em cartaz até domingo (29), ocorre no Shopping Center 3 — Piso Augusta, localizado na avenida Paulista, número 2064. O funcionamento é de segunda a sábado, das 8h às 22h, e domingos e feriados, das 10h às 22h.


Museu do Futebol

Inaugurado em 2008, o Museu do Futebol se localiza no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu. Para comemorar o aniversário da cidade, o museu terá entrada gratuita para o público nesta quarta-feira (25). O espaço conta com diversas atividades, jogos e oficinas esportivas para toda a família.


Traz a exposição 22 em Campo, que estabelece relações entre o modernismo e o futebol. Com curadoria de Guilherme Wisnik, a mostra apresenta as ligações inusitadas entre o movimento cultural e o esporte. Além disso, os visitantes poderão ver a camisa utilizada por Pelé na final da Copa do Mundo de 1970.


Parque do Ibirapurera

Inaugurado em 1954, o Ibirapuera é um dos principais parques da cidade, com maior fluxo de visitantes. Tem área de 1,584 milhão de metros quadrados.


'Riquezas de São Paulo: Os Rios Invisíveis'


O Programa Educativo do CCBB-SP preparou atividade especial para celebrar o aniversário de São Paulo. Com início às 16h30, arte-educadores apresentam Riquezas de São Paulo: Os Rios Invisíveis, atração que reúne linguagens como música, teatro e poesia.


No palco, as atrizes Safira Santos e Tamires Carvalho são acompanhadas pelos músicos Victor Mocellin e Raí Freitas e interpretam canções compostas exclusivamente para o projeto, que homenageiam os rios que passam por baixo de nossos pés, como o Anhangabaú, o Tamanduateí e o Tietê, para mostrar que a capital nasceu a partir desses gigantes fluviais.


A apresentação será realizada nesta quarta-feira (25), às 16h30, na rua Álvares Penteado, número 112 (estacionamento conveniado: rua da Consolação, 228).


'Mulheres na Música'

Lugar de bons encontros e para observar peças adquiridas pela colecionadora e mecenas Ema Klabin, o Museu Ema Klabin estará aberto nesta quarta-feira (25). Para celebrar o aniversário de São Paulo, o espaço preparou um concerto especial com a soprano Manuela Freua, a violinista Eliane Tokeshi e o pianista Marcos Aragoni, que terá início às 11h.


Estarão disponíveis cem lugares, que serão ocupados por ordem de chegada. Haverá ainda transmissão ao vivo pelo canal oficial da Casa Museu Ema Klabin no YouTube. A entrada é gratuita, e o visitante também pode passear pelo jardim e visitar o museu.


A Casa Museu Ema Klabin está localizada na rua Portugal, número 43, no Jardim Europa. De quarta a sexta, visitas mediadas às 11h, 14h, 15h15 e 16h30. Nos fins de semana e feriados, visitação livre.


Masp

Marco da cidade e orgulho dos paulistanos, o Museu de Arte de São Paulo (Masp) tem variedade de exposições. No momento, está em cartaz a mostra da artista Cinthia Marcelle, que tem seu trabalho focado sobretudo em instalação, fotografia e vídeo, além de pintura, colagem e desenho.


O público pode também apreciar obras do acervo do Masp, em caráter permanente, expostas nos icônicos cavaletes de cristal concebidos pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (1914-1992).


O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand está localizado na avenida Paulista, número 1578. Às terças-feiras, funciona gratuitamente, das 10h às 20h; de quarta a domingo, das 10h às 18h, com ingresso no valor de R$ 50. Excepcionalmente nesta quarta-feira (25), aniversário de São Paulo, a entrada será gratuita.


'Paulo Autran 100 Anos'

Um dos maiores nomes do teatro brasileiro, Paulo Autran é homenageado em mostra interativa no MIS-SP, pela celebração do seu centenário, que ocorreu em 7 de setembro de 2022. A exposição retrata a trajetória do ator por meio de fotografias, cartazes, trechos de entrevistas e programas de teatro.


Também integra a programação a exibição de filmes com sua participação. Nesta quarta, ocorre a transmissão dos longas O Enfermeiro (1999), às 16h, e Oriundi (2000), às 18h, na avenida Europa, número 158, Jardim Europa, São Paulo.


'Retratos — Bob Sousa'

A exposição fotográfica é composta de retratos de personalidades da cultura e do teatro brasileiro contemporâneo. Entre os nomes que foram fotografados por Bob Sousa estão Eva Wilma, Ary Fontoura, André Fischer, Sergio Mamberti, Ivam Cabral, Elias Andreato, Zé Celso, Ana Lúcia Torre, Letícia Sabatella, Denise Fraga, Lilia Cabral, Maria Fernanda Cândido, Walderez de Barros, Irene Ravache, Samir Yazbek, Renato Borghi, Marcos Caruso, Cleo di Paris, Marcelo Médici, Malu Barsanelli, entre muitos outros.


A exibição ocorre no Teatro Eva Herz — Livraria Cultura, localizado na avenida Paulista, número 2073. A atividade abre às 15h e vai até o dia 26/2.


*R7

Últimas