Caminhos para vitória é tema da Ceia de outubro


Neste sábado (01/10), durante a Ceia de Oficiais de outubro, o Apóstolo Estevam Hernandes falou sobre os caminhos de vitórias que encontramos em Jesus Cristo.


Acompanhe, a seguir, o resumo da palavra:


Hebreus 10.19 a 23: Portanto, meus irmãos, tendo ousadia para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, pela sua carne, e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, aproximemo-nos com um coração sincero, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e o corpo lavado com água pura. Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel.


No mundo espiritual, existe o caminho da vitória e o caminho da derrota!


Jesus é o caminho da vitória:


João 14.6: Jesus respondeu: — Eu sou o caminho, a verdadee a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.


Satanás é o caminho da derrota:


Provérbios 14.12: Há caminho que ao ser humano parece direito, mas o fim dele é caminho de morte.


Deus deu ao homem um caminho no qual havia condições impostas para que eles fossem vitoriosos em todas as áreas: a Lei!


Romanos 2.12: Assim, todos os que pecaram sem lei também sem lei perecerão; e todos os que pecaram sob a lei serão julgados pela lei.


Nestes caminhos de controle carnal, não havia a direção do Espírito Santo, mas normas, procedimentos e condutas estabelecidas pelo que estava vindo do Senhor


Romanos 3.19 e 20: Ora, sabemos que tudo o que a lei diz é dito aos que vivem sob a lei, para que toda boca se cale, e todo o mundo seja culpável diante de Deus. Porque ninguém será justificado diante de Deus por obras da lei, pois pela lei vem o pleno conhecimento do pecado.


O caminho da graça foi inaugurado por Cristo para que vivêssemos na direção do Espírito Santo.


Romanos 8.3 e 4: Porque aquilo que a lei não podia fazer, por causa da fraqueza da carne, isso Deus fez, enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no que diz respeito ao pecado. E assim Deus condenou o pecado na carne, a fim de que a exigência da lei se cumprisse em nós, que não vivemos segundo a carne, mas segundo o Espírito.


Precisamos andar no espírito para que tenhamos acesso àquilo que é espiritual!


Romanos 13.8 a 10: Não fiquem devendo nada a ninguém, exceto o amor de uns para com os outros. Pois quem ama o próximo cumpre a lei. Pois estes mandamentos: "Não cometa adultério", "não mate", "não furte", "não cobice", e qualquer outro mandamento que houver, todos se resumem nesta palavra: "Ame o seu próximo como você ama a si mesmo." O amor não pratica o mal contra o próximo. Portanto, o cumprimento da lei é o amor.

Quem está no espírito não anda em caminhos de morte como:


1) Acabe


1 Reis 22.37 e 38: Morto o rei, levaram-no a Samaria, onde o sepultaram. Quando lavaram o carro de guerra junto à cisterna de Samaria, os cães lamberam o sangue do rei, segundo a palavra que o Senhor tinha dito; as prostitutas banharam-se naquelas águas.


Em seus 22 anos de reinado, Acabe cometeu todo tipo de abominação: prendeu profetas, contaminou Israel espiritualmente, edificou ídolos pagãos... mesmo conhecendo a verdade!


Ele se deixou levar pela influência de Jezabel.


2 Coríntios 6.14 e 15: Não se ponham em jugo desigual com os descrentes. Pois que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão existe entre a luz e as trevas? Que harmonia pode haver entre Cristo e o Maligno? Ou que união existe entre o crente e o descrente?


2) Saul


1 Samuel 28.3 a 8: Samuel já havia morrido, e todo o Israel o tinha chorado e o tinha sepultado em Ramá, que era a sua cidade. Saul havia desterrado os médiuns e os adivinhos. Os filisteus se reuniram e foram acampar em Suném. Saul reuniu todo o Israel, e eles acamparam em Gilboa. Quando Saul viu o acampamento dos filisteus, foi tomado de medo, e muito se estremeceu o seu coração. Saul consultou o Senhor , porém o Senhor não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas. Então Saul disse aos seus servos: — Procurem uma mulher que seja médium, para que eu me encontre com ela e a consulte. Os servos responderam: — Há uma mulher em En-Dor que é médium. Saul se disfarçou, vestiu outras roupas e se foi, acompanhado de dois homens. Chegaram de noite à casa da mulher, e Saul lhe disse: — Peço que você adivinhe para mim pela necromancia e me faça subir aquele que eu lhe disser.


Saul optou pelo fascínio ao poder e enlouqueceu. Após a morte de Samuel, consultou feiticeiros e se contaminou espiritualmente.


Deuteronômio 18.9 a 12: — Quando vocês entrarem na terra que o Senhor , seu Deus, lhes der, não aprendam os costumes abomináveis daqueles povos. Que não exista entre vocês ninguém que queime o seu filho ou a sua filha em sacrifício, nem que seja adivinho, prognosticador, agoureiro, feiticeiro, encantador, necromante, praticante de magia, ou alguém que consulte os mortos, pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor ; e por estas abominações o Senhor , o Deus de vocês, está expulsando esses povos de diante de vocês.


Muitas pessoas se contaminam por não andarem de acordo com a sã doutrina:


2 Timóteo 4.3: Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, se rodearão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos.


3) Belsazar


Deuteronômio 5.23 a 28 e 30: Quando ouviram a voz que vinha do meio das trevas, enquanto o monte estava em chamas, vocês se aproximaram de mim, todos os chefes das tribos e os anciãos, e disseram: "Eis que aqui o Senhor , nosso Deus, nos mostrou a sua glória e a sua grandeza, e ouvimos a sua voz do meio do fogo. Hoje vimos que Deus fala com as pessoas e que elas permanecem vivas. Agora, pois, por que morreríamos? Pois este grande fogo nos consumirá! Se continuarmos a ouvir a voz do Senhor , nosso Deus, morreremos.


Afinal, de toda a humanidade, quem é que ouviu a voz do Deus vivo falar do meio do fogo, como nós ouvimos, e permaneceu vivo? Aproxime-se você e ouça tudo o que o Senhor , nosso Deus, disser. Você nos dirá tudo o que o Senhor , nosso Deus, lhe disser. Nós ouviremos e cumpriremos o que for dito." — Quando o Senhor ouviu o que vocês disseram, quando falavam comigo, o Senhor me disse: "Eu ouvi as palavras que este povo lhe falou, e em tudo eles falaram muito bem. Vá e diga-lhes que voltem para as suas tendas.


Hoje, nos esquecemos de que somos utensílios sagrados do Senhor. Quando nos contaminamos, chamamos o juízo de Deus!


Satanás quer impor um caminho de morte e destruição, mas o Senhor tem um novo caminho!

Na graça:


1) Trilhamos um caminho de vitória contra a carne


Gálatas 5.24: E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.


Crucificar a carne com suas paixões tem um significado espiritual profundo, porque há uma diferença entre sufocar e fazer morrer.


Colossenses 3.1 a 6: Portanto, se vocês foram ressuscitados juntamente com Cristo, busquem as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensem nas coisas lá do alto, e não nas que são aqui da terra. Porque vocês morreram, e a vida de vocês está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a vida de vocês, se manifestar, então vocês também serão manifestados com ele, em glória. Portanto, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena: imoralidade sexual, impureza, paixões, maus desejos e a avareza, que é idolatria; por causa destas coisas é que vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.


Quando buscamos viver segundo o espírito, temos discernimento e autoridade para andar em santidade.


Hebreus 12.4: Na luta contra o pecado, vocês ainda não resistiram até o sangue.


2) Temos vida abundante


João 10.10: O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.


Muitas pessoas perderam a perspectiva do que é ter, de fato, uma vida abundante:


Romanos 6.11 a 14: Assim também vocês considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. Portanto, não permitam que o pecado reine em seu corpo mortal, fazendo com que vocês obedeçam às suas paixões. Também não ofereçam os membros do corpo ao pecado, como instrumentos de injustiça, mas, como pessoas que passaram da morte para a vida, ofereçam a si mesmos a Deus e ofereçam os seus membros a Deus, como instrumentos de justiça. Porque o pecado não terá domínio sobre vocês, pois vocês não estão debaixo da lei, e sim da graça.


Ter vida abundante é ser cheio da presença de Jesus, que é a Vida!


Em Cristo:


- Somos abençoados!


- Somos felizes!


- Temos a eternidade!


Filipenses 4.11: Digo isto, não porque esteja necessitado, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.



Assim como Paulo, podemos atingir este estágio de maturidade espiritual: ficar bem em todas as situações!


3) Vivemos como seres espirituais


2 Pedro 1.3: Pelo poder de Deus nos foram concedidas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude.


2 Coríntios 12.1 a 4: Se é necessário que eu me glorie, ainda que não seja conveniente, vou falar a respeito das visões e revelações do Senhor. Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até o terceiro céu. Se isso foi no corpo ou fora do corpo, não sei; Deus o sabe. E sei que esse homem — se no corpo ou sem o corpo, não sei; Deus o sabe — foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras indizíveis, que homem nenhum tem permissão para repetir.


Precisamos ter consciência de que:


- Somos parte espiritual de Cristo!


Gálatas 2.20: ...logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. E esse viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.


- Somos portadores da glória de Deus!


2 Coríntios 3.17 e 18: Ora, este Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade .E todos nós, com o rosto descoberto, contemplando a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, que é o Espírito.


- Somos santuário do Espírito Santo!


1 Coríntios 3.16: Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?


Hoje, espiritualmente, está inauguramos um tempo das maiores vitórias de nossas vidas.



Redação iGospel

Fotos: Juan Fernandes

Últimas