top of page

Munição com o nome de Hércules é encontrada em Israel

As Autoridades de Antiguidades de Israel informaram que arqueólogos encontraram, durante escavações no sítio arqueológico de Yavne, uma munição de cerca de dois mil anos.

Um fato peculiar é que ela continha a inscrição com os nomes dos deuses gregos Herácles (mais conhecido popularmente como Hércules) e de Hauron — considerado o deus das cavernas, deserto e das montanhas.


Na outra face da munição, que era usada em baladeiras — uma espécie de estilingue —, também estava gravada a palavra “vitória”. O projétil é feito de chumbo e possui cerca de 4,4 centímetros de comprimento.


A Guerra dos Hasmoneus


Segundo matéria publicada pelo veículo local The Jerusalem Post, o achado teria sido usado durante a guerra dos Hasmoneus; batalha ocorrida para preservar a identidade religiosa judaica. Os nomes dos deuses no projétil seria uma forma de reforçar o êxito no conflito.


Conforme explicam Pablo Betzer e Daniel Varga, diretores da escavação, o conflito ocorreu no século II a.C., quando os gregos foram atacados pelo exército dos Hasmoneus — que tinha a intenção de criar um “estado puro” e homogêneo em termos religiosos e ritualísticos.


“As balas de chumbo, anunciando a vitória iminente dos deuses pagãos de Yavne, são evidências tangíveis de uma batalha feroz que ocorreu na cidade israelense naquela época", apontam.


á Yulia Ustinova, pesquisadora da Universidade de Ben-Gurion do Negev, responsável por decifrar os escritos, conta que Hércules e Hauron eram considerados os patronos divinos da cidade durante o período helenístico e que as inscrições eram usadas para "levantar os ânimos, assustar o inimigo, ou para energizar magicamente a própria munição do estilingue".



Fonte: AH Aventuras na História

Komentáře


Últimas

bottom of page