
Revelação Espiritual foi o tema da Ceia de Oficiais da Igreja Renascer em Cristo correspondente ao mês de março. Com transmissão ao vivo diretamente da Renascer Arena, a palavra foi ministrada pelo Apóstolo Estevam Hernandes.
Acompanhe, a seguir, o resumo:
2 Coríntios 4.3 e 4: Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que ele está encoberto, nos quais o deus deste mundo cegou o entendimento dos descrentes, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.
Paulo fala sobre a revelação do evangelho e como as pessoas descrentes têm o entendimento cego em relação às coisas espirituais. Ele sabia disso por experiência própria, pois viveu cego pela religiosidade até ter a revelação de Cristo.
Atos dos Apóstolos 9.4 a 9: Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: — Saulo, Saulo, por que você me persegue? Ele perguntou: — Senhor, quem é você? E a resposta foi: — Eu sou Jesus, a quem você persegue. Mas levante-se e entre na cidade, onde lhe dirão o que você deve fazer. Os homens que viajavam com Saulo pararam emudecidos, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém. Então Saulo se levantou do chão e, abrindo os olhos, nada podia ver. E, guiando-o pela mão, levaram-no para Damasco. Esteve três dias sem ver, durante os quais nada comeu, nem bebeu.
Ele acreditava que estava agindo corretamente ao perseguir os cristãos, até mesmo ao participar do apedrejamento de Estevão, porque via tudo através de uma ótica que o deixava cego para o mundo espiritual. Da mesma forma, hoje, muitas pessoas vivem sem a revelação que as desvenda para a realidade espiritual.
Jesus disse à mulher samaritana:
João 4.23: Mas vem a hora — e já chegou — em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. Porque são esses que o Pai procura para seus adoradores.
O verdadeiro adorador é aquele que tem a revelação do mundo espiritual. Deus chamou Gideão e trouxe a ele uma visão clara da realidade espiritual, assim como fez com outros servos fiéis. Sem essa revelação, não é possível, de fato, nascer de novo, pois é a revelação de quem Deus é e do Seu plano para nossas vidas que transforma nosso coração e nos capacita a viver uma nova vida em Cristo.
A revelação abre os olhos espirituais, permitindo que enxerguemos além do natural e compreendamos a profundidade daquilo que Deus deseja fazer em nós e através de nós. Só com essa visão espiritual podemos adorar verdadeiramente, pois a adoração vem de um coração que conhece e é transformado pela verdade de Deus.
João 3.3: Jesus respondeu: — Em verdade, em verdade lhe digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus.

Exemplos de pessoas na Bíblia que andaram sem revelação:
1- Pedro ainda não tinha a revelação do mundo espiritual, vivendo de maneira carnal
Mateus 26.70: Mas ele negou diante de todos e disse: — Não sei o que você está dizendo.
Ele havia sido chamado e escolhido como líder da igreja, mas ainda se encontrava na condição de carnal, e não na do homem espiritual.
2- Geasi, durante a guerra contra os sírios
2 Reis 6.16 e 17: Ele respondeu: — Não tenha medo, porque são mais os que estão conosco do que os que estão com eles. E Eliseu orou e disse: — Senhor, peço-te que abras os olhos dele para que veja. O Senhor abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, ao redor de Eliseu.
Temos muitos crentes hoje, como Geazi, que estão ao lado do profeta, mas não conseguem enxergar o mundo espiritual. Por isso, há muitas descaracterizações no meio do povo de Deus.
3- Judas, que nunca teve a revelação, pois seu coração estava no dinheiro
Mateus 6.21: Porque, onde estiver o seu tesouro, aí estará também o seu coração.
Estamos perdendo a revelação e a visão do mundo espiritual porque o evangelho tem se tornado um caminho voltado apenas para o material.
1 Coríntios 15.19: Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos as pessoas mais infelizes deste mundo.
Deus queria que Gideão tivesse a visão correta e enxergasse o mundo espiritual, pois Ele iria lhe dar uma missão que só poderia ser executada por um homem espiritual.
1 Coríntios 2.14: Ora, a pessoa natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura. E ela não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Deus tem muito a entregar ao Seu povo, mas é necessário que tenhamos a revelação:
DE QUEM SOMOS!
DE QUEM DEUS É!
Caso contrário, jamais alcançaremos o entendimento do que Deus irá fazer através das nossas vidas.

Juízes 6.16: Mas o Senhor disse: — Já que eu estou ao seu lado, você derrotará os midianitas como se fossem um só homem.
Era algo inatingível e surreal, mas ele estava com os olhos espirituais sendo abertos.
Estamos vivendo o momento em que Deus está descortinando o mundo espiritual. Não se trata de revelar números de RG ou prever acidentes, mas de nos entregar o conhecimento espiritual.
Quando temos a revelação, como Gideão, Paulo e grandes homens de Deus, então vamos viver o que nunca planejamos ou sequer imaginamos.
1 Coríntios 2.9: Mas, como está escrito: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.”
Quando temos o envolvimento e somos revestidos do homem espiritual, nossas ações e decisões passam a ser guiadas pela sabedoria divina, permitindo-nos viver de acordo com os propósitos de Deus para nossas vidas.
Efésios 4.22: Quanto à maneira antiga de viver, vocês foram instruídos a deixar de lado a velha natureza, que se corrompe segundo desejos enganosos, a se deixar renovar no espírito do entendimento de vocês, e a se revestir da nova natureza, criada segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.
Quando temos a revelação espiritual:
1- Ativamos nossa constituição espiritual
Isaías 6.7: Com a brasa tocou a minha boca e disse: — Eis que esta brasa tocou os seus lábios. A sua iniquidade foi tirada, e o seu pecado, perdoado. 8. Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: — A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Eu respondi: — Eis-me aqui, envia-me a mim.
Deus revelou o mundo espiritual a Isaías, concedendo-lhe uma visão divina, e ali nasceu o maior dos profetas messiânicos. A partir dessa revelação, Isaías foi ativado no mundo espiritual, compreendendo verdadeiramente quem ele era.
2- Realizamos no espírito além de nossa condição carnal
Atos dos Apóstolos 4.4, 8 e 13: Porém muitos dos que ouviram a palavra creram, subindo o número desses homens a quase cinco mil. Então Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: — Autoridades do povo e anciãos. Ao verem a ousadia de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, ficaram admirados; e reconheceram que eles haviam estado com Jesus.
Pedro, que antes, sem a revelação e a plenitude do Espírito, havia negado a Jesus, agora, após ser revestido de poder, prega com ousadia. Após curar o paralítico na Porta Formosa, 5 mil pessoas se convertem a Cristo, e ele fala com coragem e autoridade aos sacerdotes.
3- Precisamos ser batizados e viver sob o controle do Espírito Santo
2 Coríntios 3.5 a 8: Não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa capacidade vem de Deus, o qual nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; porque a letra mata, mas o Espírito vivifica. E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, se revestiu de glória, a ponto de os filhos de Israel não poderem fixar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, ainda que fosse uma glória que estava desaparecendo, como não será de maior glória o ministério do Espírito?
O ministério do Espírito significa executar as coisas do Espírito, pois é Ele quem nos capacita para realizar a obra de Deus. Por isso, o evangelho é considerado loucura para os que estão fora, pois suas verdades só podem ser compreendidas espiritualmente, através da revelação do Espírito Santo.
1 Coríntios 1.18: Certamente a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, ela é poder de Deus.
A revelação nos conduz a viver a glória do ministério do Espírito. Somos dotados dos dons do Espírito, temos a autoridade de Jesus e experimentamos a vida abundante que Ele nos prometeu.
Apocalipse 1.1 a 3: Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando o seu anjo, deu a conhecer ao seu servo João, que atestou a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo, quanto a tudo o que viu. Bem-aventurado aquele que lê, e bem-aventurados aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo.
Hoje, que o Espírito Santo derrame essa revelação em nossas vidas, para que possamos entender as coisas do Espírito, pois isso revolucionará o evangelho e a igreja dos últimos dias!

Redação
Comments