top of page

Sensação térmica pode chegar a 70ºC no Brasil



A intensa onda de calor que eleva as temperaturas, especialmente no Sul do país, deve persistir por mais alguns dias. O calor extremo seguirá até sexta-feira (21), impactando também o Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e parte do Sul, com temperaturas elevadas e sensação térmica extrema.


De acordo com o Núcleo de Climatologia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP), a combinação de altas temperaturas e umidade pode fazer a sensação térmica alcançar impressionantes 70°C. A onda de calor, prevista entre 12 e 21 de fevereiro, deve levar os termômetros a marcarem cerca de 40°C em diversas regiões, incluindo o estado do Rio de Janeiro, o noroeste de Minas Gerais, o oeste da Bahia, o Vale do São Francisco (BA) e o sertão da Bahia, Pernambuco e Piauí.


A sensação térmica pode atingir patamares recordes. O grupo Climatologia Aplicada, da Escola de Engenharia de São Carlos (USP), explica que quanto maior a temperatura e a umidade do ar, mais intensa a sensação térmica. Isso ocorre porque o ar saturado de umidade dificulta a sudação, o principal mecanismo de resfriamento do corpo humano.


Para facilitar a compreensão da sensação térmica, o grupo desenvolveu uma tabela que permite calcular esse índice. Basta cruzar os valores de temperatura (listados na coluna vertical) com os índices de umidade (na linha horizontal) para determinar a sensação térmica real.


Uma onda de calor é caracterizada por pelo menos cinco dias consecutivos com temperaturas 5°C acima da média histórica. Com a nova atualização dos modelos meteorológicos, as regiões destacadas em vermelho no mapa devem registrar temperaturas entre 5°C e 7°C acima da média, abrangendo Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Piauí.



Redação

 

Comments


Últimas

bottom of page