top of page

30ª Marcha para Jesus reúne multidão em SP


Depois de dois anos realizando carreatas e eventos fechados por conta da pandemia, a Marcha para Jesus finalmente retornou às ruas da cidade de São Paulo em seu formato original. Neste ano, o evento foi ainda mais especial, pois completou 30 anos de existência.


Neste sábado (09), milhões de pessoas se reuniram para percorrer o tradicional caminho pela zona norte da capital paulista. A caminhada saiu do Metrô Luz, às 10h, e seguiu em direção à Praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira, próximo ao Campo de Marte. Neste ano, 12 trios elétricos animaram o percurso de 3,5 km, que contou com a participação de 9 mil caravanas.

O trajeto começou após a oração de abertura do Apóstolo Estevam Hernandes, presidente da Marcha para Jesus no Brasil. Todos, de joelhos, consagraram a caminhada e levantaram um grande clamor pelo país e pelos pedidos de oração que colocaram em seus calçados.


“Hoje, estamos aqui para declarar a palavra do Salmos 33: 'Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor!'. Estamos aqui porque o Senhor enviou Jesus Cristo e hoje, depois de 2022 anos, estamos de joelhos declarando que essa nação pertence a Ti, Senhor. Estabeleça o Seu reino aqui nesta terra e abençoe nossa caminhada”, afirmou ele.


Na sequência, o presidente do Brasil Jair Messias Bolsonaro fez um discurso de conscientização. “Agradecemos a Deus por mais um dia na presença d’Ele! Que não saia de nossas cabeças o fato de sermos todos iguais! Todos nós teremos o dia do ponto final. O currículo para a vida eterna é tudo aquilo que fizemos aqui na terra, bem como o que deixamos de fazer. Todos temos uma missão aqui! O que nós queremos é paz, tranquilidade e liberdade para todos vocês! Podemos ser diferentes na função que ocupamos, mas eu agradeço a Deus pela minha segunda vida e pela missão de estar à frente do Executivo Federal. Problemas todos nós temos por aqui; os materiais são passageiros, como vocês estão notando nos últimos dias. Os espirituais devemos nos preocupar, sim. Só um homem ou uma mulher com liberdade pode viver em felicidade. E nós temos uma posição aqui! Somos defensores da vida e da família! Nessa guerra entre o bem contra o mal, o bem vencerá!”, afirmou ele, que também falou ao público na concentração do evento, onde também recebeu uma oração da Bispa Sonia Hernandes.


Após o pronunciamento, o Pastor Marco Feliciano fez a oração do “Pai Nosso”. O ex-ministro Marcos Pontes, que ficou conhecido por ser o primeiro astronauta brasileiro em missão à Estação Espacial Internacional, também compareceu à manifestação. “É um momento decisivo para o nosso Brasil, para os nossos filhos e para os nosso netos. Precisamos nos unir em favor da família, em favor da pátria, em favor da liberdade e em favor de tudo aquilo que acreditamos, sabendo que no final o bem sempre vence. A Marcha para Jesus é uma demonstração muito clara do que as pessoas querem para suas vidas”, disse ele.


“É um dia de avivamento! Estamos sentindo uma presença muito forte do Espírito Santo. Nós vemos aqui o cumprimento de muitas palavras proféticas!”, complementou Tarcísio de Freitas, ex-ministro da infraestrutura.


Neste ano, o dia começou com as crianças, às 9h30, que saíram na Marcha Kids juntamente com seus pais.

Por questão de segurança, durante todo o trajeto, uma equipe especializada fez um cordão de isolamento em volta dos participantes. Todos estavam acompanhados por um adulto responsável.

A organização da Marcha Kids também disponibilizou trenzinhos para o conforto dos pequenos. E, mais uma vez, “o bloco dos carrinhos de bebê” foi um dos destaques.


A caminhada foi marcada por louvores e orações. O trio principal foi conduzido pelo Apóstolo Estevam Hernandes, que também recebeu grandes lideranças cristãs nacionais e internacionais, como o Apóstolo Esteban Acosta (da Colômbia), o Apóstolo César Augusto, o Pastor Larry Huch (dos Estados Unidos) e o Pastor Carlos César.


A Bispa Sonia Hernandes, que durante o percurso louvou com o Renascer Praise, se emocionou ao falar dos 30 anos de história da Marcha para Jesus: “Estamos aqui para mostrar que o caminho, a verdade e a vida é Jesus! Estar aqui, durante todos estes anos, é indescritível! É saber que o que o Senhor tem para realizar nesta nação nem olhos viram, nem ouvidos ouviram e não subiu ao nosso coração! É tudo por Ele e para Ele!”

Durante o trajeto em direção à Praça Heróis da FEB, 500 intercessores ficam posicionados abençoando os participantes.

Para a segurança de todos, a Marcha para Jesus contou com tendas de atendimento emergencial nas laterais do palco, 60 profissionais na área da saúde, 400 bombeiros e 31 ambulâncias espalhadas pelo trajeto. Na Marcha, também houve pontos de hidratação. Ao longo do percurso, a Sabesp distribuiu água para os participantes.

No local de chegada, foi montada uma megaestrutura de som luz, que recebeu ao longo do evento grandes nomes da música gospel nacional, como: Aline Barros, André & Felipe, Ao Cubo, Arthur Pompeo, Damares, Daniel Berg, Daniela Araújo, Eli Soares, Fernanda Brum, Gabriel Guedes, Jonas Vilar, Juliano Son, Lukas Augustinho, Maurício Paes, Mover Worship, Pastor Lucas, Pedras Vivas, Praise Teen, Rebeca Carvalho, Renascer Praise, Samuel Messias, Sarah Beatriz, Thalles Roberto, Thayse Carvalho, Theo Rúbia, Thiago Melod, Ton Carfi, Wesley Ros, Zoe Dance e o vencedor do Gospel Singer, Israel Reis.




















Com 54 metros de largura e 40 m² de painéis de led, o palco da Marcha para Jesus foi considerado o maior da América Latina.

As atrações foram apresentadas por artistas conhecidos pelo público, como Marcão do Povo, Karina Bacchi, Felipe Folgosi, Patrícia Ramos, Diago Vitório e Yudi Tamashiro, que, junto com sua esposa, a cantora Mila, emocionou o público com seu testemunho.





Durante os shows, Apóstolo Estevam Hernandes chamou ao palco todas as lideranças evangélicas que participaram da manifestação e autoridades políticas, como o prefeito da cidade de São Paulo Ricardo Nunes, delegado Palumbo e o governador do Estado de São Paulo Rodrigo Garcia.


O Pastor Larry Huch, dos Estados Unidos, ficou impressionado com a multidão que compareceu ao evento: “É uma das coisas mais impressionantes que eu vi ao redor do mundo. Ontem, eu voltei de Jerusalém, onde disse tudo o que viveríamos aqui, e eles ficaram impressionando e disseram que estão cobrindo nossas vidas de oração!”

O Apóstolo Esteban Acosta fez uma oração abençoando os participantes e afirmou: “Quero levar este mover que recebemos aqui hoje para os meus irmãos da Colômbia!”


Ainda na concentração, o Apóstolo Estevam Hernandes sorteou um pacote de viagem para Israel e uma banda power trio entre todas as caravanas inscritas.


Experiências e testemunhos


A dona de casa Mara Matos, de 66 anos, participou de quase todas as edições e evento. Neste ano, ela não veio para pedir nada, mas para agradecer: “São 29 anos marchando para Jesus! Minha família e eu vivemos muitos milagres! Fui curada de um câncer, meu filho foi liberto do vício, minha irmã foi curada de uma doença nas pernas e conheço muitas mulheres que foram curadas da esterilidade. Por isso, hoje, eu vim especialmente para agradecer por tudo isso e pelo simples fato de estar de pé!”


Fabiano Rocha de Lima e a esposa dele, Fernanda Rocha de Lima, vieram de São Roque para comemorar o retorno do evento. “Eu marcho para Jesus há mais de seis anos. Estou aqui para celebrar os 30 anos da Marcha e para agradecer a Deus, pois pela primeira vez estou marchando com meu marido!”, disse ela.


Acessibilidade é uma das bandeiras da Marcha

A Marcha para Jesus conta com milhares de voluntários que são divididos em diversas coordenadorias, uma delas, a PcD, é responsável por dar assistência às pessoas com deficiência física durante o evento.

Neste ano, elas puderam contar com o apoio do serviço Atende+ da SPTrans, que disponibilizou dezenas vans, responsáveis por buscá-las na estação Tietê e levá-las para a concentração.


Em uma área reservada em frente ao palco, eles tiveram uma visão privilegiada das apresentações musicais.

Os surdos foram acompanhados durante todo o evento – desde a caminhada até a última apresentação – por interpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

“Marcha Solidária”

Neste ano, a Marcha para Jesus também promoveu uma Campanha do Agasalho. Vários pontos de coleta foram colocados ao longo do percurso para que as pessoas pudessem colocar suas doações.


O itens serão distribuídos para mais de 100 comunidades carentes, durante as próximas ações solidárias da Igreja Renascer em Cristo.


Cobertura e transmissão

A Marcha para Jesus foi transmitida em tempo real por meio de suas emissoras oficiais, Rede Gospel de Televisão e Rádio Gospel FM, e seus respectivos aplicativos.

As redes de comunicação internacionais TBN – com cobertura para 170 nações – e Enlace – com alcance para 60 países – fizeram a cobertura completa do evento.

Internautas do mundo todo também puderam acompanhar o evento em tempo real no site e nas mídias sociais da Marcha para Jesus.

Batismos e salvações

Quem passa pela Marcha para Jesus, com certeza, encontra um caminho de salvação, onde uma nova jornada se inicia. É um verdadeiro divisor de águas.

No palco principal do evento, o Apóstolo Estevam levou uma mensagem libertadora e transformadora ao público, mostrando que, para Deus, não existem situações irreversíveis.

Após a ministração, centenas de pessoas confessaram, pela primeira vez, que Jesus Cristo é o Senhor e o Salvador de suas vidas. Entre elas, algumas foram batizadas nas águas.

Breve história da Marcha para Jesus

Em 1993, a Marcha para Jesus chegou ao Brasil através da vida do Apóstolo Estevam, que hoje é o presidente da Marcha no país, quando aconteceu a primeira edição do evento em São Paulo. Naquele ano, a Marcha saiu da Avenida Paulista, desceu a Avenida Brigadeiro Luís Antônio e chegou ao Anhangabaú, para a concentração. Mais de 200 mil pessoas participaram da manifestação, superando todas as expectativas.

Seis anos depois, cerca de 10 milhões de pessoas de mais de 170 países marcharam para celebrar o nome de Jesus Cristo. Cidadãos de diversas religiões, idade e raças saíram às ruas em países como Argentina, Canadá, Colômbia, Cuba, EUA, Finlândia, França, Itália, Japão, Moçambique, Rússia, entre outros.

Em 19 de junho deste ano, a Marcha para Jesus foi realizada em Israel pela oitava vez, durante a Caravana Apostólica, promovida pela Igreja Renascer em Cristo.

Evento oficial

A Marcha para Jesus faz parte do calendário oficial do País desde setembro de 2009, quando a Lei Federal 12.025 foi sancionada.

Em São Paulo, o evento conta com o apoio da prefeitura de São Paulo, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), SPTrans/ATENDE, São Paulo Turismo e Policia Militar.



Redação

Com a colaboração de Rodrigo Avelino, Marcela Moretti e Vinícius Francesconi

Equipe de Fotografia da Marcha para Jesus: @brunobros_ @filmsbylion @pedro.flausino @rafa_aluis @giuldeko.photo @juan.fernandezf @rai_ribeiro1998. @sarahbrito12 @gabrielsergiogs @dm_arcafotografia

Últimas

bottom of page