Casais que vão juntos à igreja são mais saudáveis


W. Bradford Wilcox – diretor do projeto “National Marriage”, da Universidade da Virgínia (EUA) – e Nicholas H. Wolfinger – professor no Departamento de Família e Estudos do Consumidor e Professor Adjunto de Sociologia na Universidade de Utah – realizaram uma pesquisa com o objetivo de mostrar como frequentar cultos pode fortalecer o relacionamento conjugal.

O resultado do estudo, divulgado recentemente, mostrou que casais que vão juntos à igreja são mais felizes em comparação aos demais ou quando o marido ou a esposa vão às reuniões desacompanhados.

De acordo com o projeto, que recebeu o nome de "Melhor Juntos: Participação Religiosa, Sexo e Relacionamento de Qualidade", 78% dos casais entrevistados, que garantem que vão à igreja regularmente, afirmaram que sentem realizados com a união.

Entretanto, somente 67% dos casais que não frequentam cultos se consideram satisfeitos com a relação, representando uma diferença de 11%.

"Estes estudos não nos dão a imagem completa: afiliação religiosa é menos importante que a prática religiosa regular, quando se trata de prever o divórcio", afirmou os autores da pesquisa, que também destacaram que existe uma diferença muito grande entre ter uma religião e praticá-la, principalmente quando o assunto é vida a dois.

"Na verdade, o sociólogo Charles Stokes constata que os que somente se intitulam protestantes evangélicos são mais propensos a divorciar-se, enquanto os evangélicos que, de fato, vão à igreja são menos propensos ao divórcio”, ressaltaram.

Os números também indicam que, quando apenas o marido participa dos cultos, há uma boa avaliação por parte do casal. Wlcox atribui isso aos temas ministrados durante as reuniões.

"Nossas descobertas sugerem que a prática religiosa dos homens é particularmente benéfica para os seus relacionamentos, talvez em parte por causadas igrejas serem algumas das poucas instituições na sociedade norte-americana que dediquem seus esforços a incentivar os homens a investirem em suas famílias", explicou.


Em seu canal do YouTube, a Bispa Fernanda Hernandes Rasmussen trouxe uma mensagem de reflexão sobre a importância de lutarmos pelos nossos relacionamentos. Acompanhe abaixo:


Redação

Últimas