top of page

Chat GPT: o que é, como funciona e como usar?


Se hoje você faz pesquisas e encontra sites usando o Google, pode ser que no futuro o Chat GPT seja a sua primeira opção. A ferramenta de inteligência artificial lançada no final de 2022 se tornou um sucesso e deixou os concorrentes assustados. Mas, afinal: o que é, como funciona e como usar o Chat GPT?


Preparamos um artigo especial para tirar todas as suas dúvidas sobre essa ferramenta. Ao menos por enquanto, o uso é completamente gratuito, mas planos pagos já estão sendo lançados. A inteligência artificial do Chat GPT pode ser integrada em diversos outros aplicativos e serviços, o que pode representar uma mudança de paradigma em muitos sentidos.


O que é o Chat GPT?


O Chat GPT é um algoritmo baseado em inteligência artificial. Ele foi criado por um laboratório de pesquisas em inteligência artificial dos EUA chamado OpenAI, com sede em San Francisco. O nome Chat GPT é uma sigla para “Generative Pre-Trained Transformer” – algo como “Transformador pré-treinado generativo”.


O algoritmo do Chat GPT teve seu desenvolvimento pautado em redes neurais e machine learning, tendo sido criado com foco em diálogos virtuais. A ideia é que ele pudesse aprimorar a experiência e os recursos oferecidos por assistentes virtuais, como Alexa ou Google Assistente. O sucesso da ferramenta está em oferecer ao usuário uma forma simples de conversar e obter respostas.


A arquitetura do Chat GPT se baseia em uma rede neural chamada Transformer, projetada especialmente para lidar com textos. O modelo de inteligência artificial tem várias camadas que permitem à plataforma prestar atenção nas palavras-chave, ao contexto e aos diferentes significados que as palavras podem ter. Trata-se de um modelo extremamente avançado de geração de texto.


E quem é o dono do Chat GPT? A organização OpenAI, criada em 2015, em tese é sem fins lucrativos, e vem recebendo aporte financeiro de diversas empresas com objetivo de desenvolver a tecnologia. Elon Musk, criador da Tesla e da SpaceX, é também um dos cofundadores da OpenAI, mas deixou a empresa. Além dele, estão na lista Sam Altman, que está à frente das operações; Peter Thiel, cofundador do PayPal; e Reid Hoffman, cofundador do LinkedIn, entre outros.


Como funciona o Chat GPT?


Como toda inteligência artificial, o Chat GPT se alimenta de informações que coleta na internet. Portanto, o que está disponível na internet atualmente é a base de dados do algoritmo. Baseado em padrões e no cruzamento das informações, o Chat GPT transforma as querys, os questionamentos dos usuários, em respostas.


O grande diferencial aqui é que essas respostas podem ser criativas. Por exemplo, ao perguntar sobre um determinado assunto, diferente do que ocorre em um mecanismo de busca, que apenas retorna os resultados, o Chat GPT é capaz de contextualizá-los e elaborar textos, letras de música, poesias, contos, códigos de programação, receitas e assim por diante.


Além disso, o algoritmo pode ser integrado a outros aplicativos por meio de uma API, transformando a experiência do usuário. Em outras palavras, não será necessário acessar um determinado site e fazer as suas perguntas: elas podem ser incorporadas em serviços como o Microsoft Word, o WhatsApp, chatbots de atendimento e assim por diante.


Como usar o Chat GPT?


Se você nunca teve a oportunidade de testar o Chat GPT, aqui vai o passo a passo para usar a ferramenta. Vale lembrar que o Chat GPT já está disponível em português, o que facilita a vida dos brasileiros. Outra menção é importante é o fato de que a o Chat GPT é gratuito, mas devido ao grande volume de acessos o serviço tem encontrado algumas instabilidades.


Planos pagos já estão disponíveis e custam cerca de US$ 20 por mês – o equivalente a aproximadamente R$ 100, mais impostos. A principal vantagem de pagar é ter acesso prioritário ao algoritmo, mesmo em momentos nos quais a plataforma se mostra congestionada.



Passo 2. Na página inicial, clique em “Try Chat GPT”.


Passo 3. Na tela seguinte, clique em “Log In” para fazer seu login na plataforma.


Passo 4. O sistema permite que você o acesse de três formas. 1) com uma conta Google; 2) com uma conta Microsoft; 3) criando uma conta na plataforma. Escolha qual das opções mais agradar.


Passo 5. Na tela seguinte, digite nome e sobrenome e clique em “Continue”. Ao fazer isso você concorda com os termos de uso do serviço e confirma que tem mais de 18 anos.


Passo 6. Insira o seu número de telefone para verificação. Não se esqueça de adicionar o DDD e o código do país. Clique em “Send Code”. Você receberá o código de seis dígitos por mensagem de texto no seu celular.


Passo 7. Pronto! Agora é só digitar as perguntas que você desejar no campo de busca, localizado no rodapé da página.



Fonte: Mundo Conectado

Comentários


Últimas

bottom of page