top of page

Brasil é a 2ª maior comunidade cristã do mundo


Com cerca de 2,2 bilhões de seguidores no mundo, o cristianismo é a religião mais praticada no mundo.


Os três países que estão no topo da lista das 25 nações com maior número de cristãos são:


1. Estados Unidos, com 230 milhões de cristãos


No país, vivem 230 milhões de cristãos. O Cristianismo é a religião mais popular, com a maioria sendo do segmento protestante. O Cristianismo se fixou no país ainda sob o domínio britânico, com alguns estados, como a Pensilvânia, sendo estabelecidos como refúgios cristãos.


Com a independência política, também veio a independência religiosa. Isso trouxe a proliferação das igrejas protestantes, que resistiam à influência da igreja católica nos EUA.


Denominações como Batistas, Metodistas, Presbiterianas, Assembleia de Deus e um grande número de outras independentes estão espalhadas e enraizadas por todo o país, que também se dedicaram a enviar missionários às nações.


2- Brasil: 180 milhões de cristãos


O Brasil tem a maior população de cristãos na América Latina, entre católicos e evangélicos, mas o país deve passar a ser majoritariamente evangélico ainda este ano, segundo demógrafo.


“O Vaticano está perdendo o maior país católico do mundo – é uma perda enorme, irreversível”, disse José Eustáquio Diniz Alves, um importante demógrafo brasileiro e pesquisador titular do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), falando ao Wall Street Journal.


A constituição brasileira garante liberdade de culto no país e há muitas igrejas protestantes reconhecidas e históricas.


O país também promove a Marcha para Jesus, que é a maior concentração cristã do mundo. O evento é realizado no Brasil desde 1993, sob a direção do Apóstolo Estevam Hernandes.

3- México: 107 milhões de cristãos


Ainda na América Latina, dentre os países com o maior número de cristãos se encontra o México, onde a maioria são católicos. A prevalência de todas as formas de Cristianismo, no México, é de 92%. A religião tem sua origem na colonização espanhola.


O protestantismo se enraizou entre o século XIX e XX. No país, o cristianismo é geralmente tolerante, e as diferentes religiões convivem em harmonia. A constituição do México estabelece a separação entre o estado e a igreja, e há liberdade de culto no país.


O crescimento do secularismo está reduzindo o número de cristãos. O cristianismo evangélico está crescendo, e o católico diminuindo.


Outros países de grande população cristã são: Filipinas (86 milhões), Rússia (entre 66 e 99 milhões), Congo (63 milhões), Etiópia (52 milhões), Itália (53 milhões) e Alemanha (47 milhões).



Redação

Com informações de SOCIENTIFICA

Últimas

bottom of page