top of page

Igrejas nos EUA sofrem aumento recorde de ataques

  • Foto do escritor: VB Creations
    VB Creations
  • 15 de set.
  • 1 min de leitura
ree

Pesquisas indicam que os ataques a igrejas nos Estados Unidos quadruplicaram nos últimos quatro anos. Um relatório da Family Research Council identificou 1.384 incidentes entre janeiro de 2018 e dezembro de 2024, incluindo ameaças, vandalismo, tiroteios e incêndios criminosos.


Enquanto em 2018 foram registrados 50 incidentes, esse número subiu para 198 em 2022, atingindo 485 em 2023 e 415 em 2024. O relatório alerta que esses dados podem não refletir todos os casos, já que muitos ataques podem não ter sido reportados ou divulgados. “Esse total de 12 meses quase equivale ao de nosso primeiro relatório, que cobriu 57 meses”, ressaltou o estudo.


A Califórnia liderou o ranking de ataques em 2024, com 40 casos, seguida por Pensilvânia (29), Flórida e Nova York (25 cada), Texas (23) e Tennessee e Ohio (19). Vandalismo continua sendo o tipo mais comum, e houve aumento de incidentes envolvendo armas de fogo, enquanto casos ligados à defesa do aborto diminuíram.


O ódio religioso voltou a chamar atenção na última quarta-feira (27), quando um atirador abriu fogo na igreja da Anunciação, ao lado de uma escola católica em Minneapolis, matando duas crianças e o próprio autor do crime. O ataque ocorreu durante uma missa e foi classificado pelo FBI como terrorismo doméstico e crime de ódio contra católicos.


Investigações revelaram que o ataque foi premeditado. O atirador publicou horas antes vídeos com manifesto, referências violentas e frases como “Onde está o seu Deus?”, aumentando a carga simbólica do crime. Autoridades consideram múltiplas motivações, incluindo religiosas e psicológicas. O episódio reacende debates sobre segurança em locais de culto e a crescente hostilidade contra a fé cristã nos EUA.


Redação

 
 
 

Comentários


Últimas

bottom of page