top of page

"Quem persevera vive a glória da segunda casa"


A Vitória de Jó foi tema do Culto de Celebração deste domingo (23), nas igrejas Renascer em Cristo.


No Renascer Hall, com transmissão ao vivo pela Rede Gospel de Televisão e via YouTube, a palavra foi ministrada pelo Apóstolo Estevam Hernandes e pela Bispa Sonia Hernandes.


Acompanhe, a seguir, o resumo e o vídeo do culto:


Jó 1.1 a 12: Havia um homem na terra de Uz cujo nome era Jó. Este homem era íntegro e reto, temia a Deus e se desviava do mal. Nasceram-lhe sete filhos e três filhas. Tinha sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas. Também tinha muitíssima gente a seu serviço, de maneira que este homem era o maior de todos os do Oriente. Os filhos dele iam às casas uns dos outros e faziam banquetes, cada um por sua vez, e mandavam convidar as suas três irmãs a comerem e beberem com eles.


Quando se encerrava um ciclo de banquetes, Jó chamava os seus filhos e os santificava; levantava-se de madrugada e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles. Pois Jó pensava assim: "Talvez os meus filhos tenham pecado e blasfemado contra Deus em seu coração." Jó fazia isso continuamente. Num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se diante do Senhor , veio também Satanás entre eles.


Então o Senhor perguntou a Satanás: — De onde você vem? Satanás respondeu ao Senhor : — De rodear a terra e passear por ela. E o Senhor disse a Satanás: — Você reparou no meu servo Jó? Não há ninguém como ele na terra. Ele é um homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal. Então Satanás respondeu ao Senhor : — Será que é sem motivo que Jó teme a Deus? Não é verdade que tu mesmo puseste uma cerca ao redor dele, da sua casa e de tudo o que ele tem? Abençoaste a obra de suas mãos, e os seus bens se multiplicaram na terra. Mas estende a tua mão e toca em tudo o que ele tem, para ver se ele não blasfema contra ti na tua face. Então o Senhor disse a Satanás: — Você pode fazer o que quiser com tudo o que ele tem; só não estenda a mão contra ele. Então Satanás saiu da presença do Senhor.


Jó era um homem próspero, saudável e abençoado. Tinha uma família linda e feliz. Mas teve suas convicções colocadas à prova, revelando-se um homem íntegro e fiel.


Jó tipifica Jesus Cristo, aquele a quem Satanás quis tentar e destruir.


Deus confiou a Jesus um plano de redenção, e a Jó um plano de habilitação, para nos mostrar que é possível passar pelas dificuldades mais terríveis e por muito sofrimento, sem se perder. Ele foi um grande exemplo de resiliência, perseverança e lealdade.


Ele tinha convicção daquilo que Paulo nos ensinou lá na frente:


2 Coríntios 4.17 e 18: Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um eterno peso de glória, acima de toda comparação, na medida em que não olhamos para as coisas que se veem, mas para as que não se veem. Porque as coisas que se veem são temporais, mas as que não se veem são eternas.


E quais outras lições a história de Jó pode nos ensinar?


1- A SER BEM-AVENTURA POR PASSAR POR ADVERSIDADES


Tiago 1.2 a 4: Meus irmãos, tenham por motivo de grande alegria o fato de passarem por várias provações, sabendo que a provação da fé que vocês têm produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que vocês sejam perfeitos e íntegros, sem que lhes falte nada.


Jó 1.20 a 22: Então Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a cabeça, prostrou-se em terra e adorou. E disse: — Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei. O Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor! Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.

#2 A NÃO SE ABATER PELAS ACUSAÇÕES E JULGAMENTOS HUMANOS


Mateus 7.1: Não julguem, para que vocês não sejam julgados.


Romanos 8.1: Agora, pois, já não existe nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus.

#3 QUE QUEM PERSEVERA VIVE A GLÓRIA DA SEGUNDA CASA


Jó 42.10 a 16: O Senhor restaurou a sorte de Jó, quando este orou pelos seus amigos, e o Senhor lhe deu o dobro de tudo o que tinha tido antes. Então vieram a ele todos os seus irmãos, todas as suas irmãs e todos os que o haviam conhecido antes, e comeram com ele em sua casa. E se condoeram dele, e o consolaram por todo o mal que o Senhor tinha enviado sobre ele.


E cada um lhe deu dinheiro e um anel de ouro. O Senhor abençoou o último estado de Jó mais do que o primeiro. Ele veio a ter catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas. Também teve outros sete filhos e três filhas. À primeira filha deu o nome de Jemima; à segunda chamou de Quézia; e à terceira, Quéren-Hapuque. Em toda aquela terra não havia mulheres tão bonitas como as filhas de Jó; e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos. 16Depois disto, Jó viveu mais cento e quarenta anos; e viu os seus filhos e os filhos de seus filhos, até a quarta geração.


Redação

Últimas

bottom of page