top of page

Rio Jordão: Conheça o local onde Jesus foi batizado


O Rio Jordão é um dos mais importantes de Israel. Além de formar o Vale do Jordão, que é fronteira natural entre Israel e a Jordânia, une o Mar da Galileia e o Mar Morto.


Tem profundidade máxima de 5,20 metros e largura máxima de 18,30 metros. Na maior parte de seu curso, encontra-se abaixo do nível do mar, chegando a 390 metros abaixo deste nível ao desembocar no Mar Morto. Seu nome significa “aquele que desce”.


Na Alta Galileia, o Rio Jordão é o ambiente ideal para a prática de rafting e caiaque, durante a primavera e o verão. Suas margens também são aproveitadas para a agricultura.


O Rio Jordão é um dos locais mais sagrados de Israel, pois foi ali que Jesus foi batizado por João Batista, como mostra o texto bíblico abaixo:


Mateus 3.13 a 17: “Por esse tempo, Jesus foi da Galileia para o rio Jordão, a fim de que João o batizasse. João, porém, quis convencê-lo a mudar de ideia, dizendo: — Eu é que preciso ser batizado por você, e é você que vem a mim? Mas Jesus respondeu: — Deixe por enquanto, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele concordou. Depois de batizado, Jesus logo saiu da água. E eis que os céus se abriram e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: — Este é o meu Filho amado, em quem me agrado.”


Hoje, muitos cristãos são batizados no Rio Jordão, no Kibutz Kinneret Yardenit, onde o rio corre, ao sul do Mar da Galileia.


O local original do batismo de Jesus fica em uma área restrita, acessível aos visitantes apenas seis vezes por ano.


Relembre mais três fatos bíblicos que ocorreram no Rio Jordão:

- Para conquistar a Terra Prometida, Josué e o povo de Israel tiveram de passar pelo Rio Jordão, que, após uma intervenção divina, se abriu:


Josué 3.10 a 14: “0 Josué continuou: — Nisto vocês saberão que o Deus vivo está no meio de vocês e que sem falta expulsará de diante de vocês os cananeus, os heteus, os heveus, os ferezeus, os girgaseus, os amorreus e os jebuseus. Eis que a arca da aliança do Senhor de toda a terra vai passar o Jordão na frente de vocês. E agora escolham doze homens das tribos de Israel, um de cada tribo. Quando as plantas dos pés dos sacerdotes que levam a arca do Senhor Deus, o Senhor de toda a terra, tocarem nas águas do Jordão, elas serão cortadas, a saber, as águas que vêm de cima, e se amontoarão. Quando o povo saiu das suas tendas, para passar o Jordão, os sacerdotes que levavam a arca da aliança iam adiante do povo.”

- Elias cruzou o Jordão com Eliseu. Do outro lado do rio, Eliseu recebeu a porção dobrada do poder de Deus que havia sobre o profeta, tornando-se seu sucessor:


2 Reis 2.7 e 8: “ Cinquenta homens dos discípulos dos profetas foram e ficaram a certa distância, quando ambos pararam junto ao Jordão. Então Elias pegou o seu manto, enrolou-o e bateu com ele nas águas, as quais se dividiram para os dois lados; e ambos passaram em seco.”


- Após dar sete mergulhos no Rio Jordão, segundo a orientação do profeta Eliseu, o general Naamã foi curado da lepra:


2 Reis 5.14: “Então Naamã desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua pele se tornou como a pele de uma criança, e ficou limpo.”


O Rio Jordão faz pará parte do roteiro de viagem da Caravana Marcha para Jesus em Israel deste ano. O grupo participará de uma cerimônia de batismos que a Igreja Renascer em Cristo realizará no local.


Relembre, no vídeo abaixo, a celebração realizada em 2017:

A Caravana Marcha para Jesus em Israel será promovida pela Igreja Renascer em Cristo em parceria com a Hebrom Turismo, entre os dias 12 e 20 de junho.


Para participar, entre em contato pelo: (11) 96576-6881.


Redação

Últimas

bottom of page