top of page

“A Grande Construção” é tema da Ceia de fevereiro

“A Grande Construção” foi o tema da segunda Ceia de Oficiais de 2023. A palavra foi ministrada pelo Apóstolo Estevam neste sábado (04), na Renascer Arena.

Acompanhe, a seguir, o resumo:


Jeremias 19.1 a 15: 1 Assim diz o Senhor : — Vá comprar um pote de barro de um oleiro e leve com você alguns dos anciãos do povo e dos anciãos dos sacerdotes. Vá até o vale de Ben-Hinom, que está junto à entrada do Portão dos Cacos, e proclame ali as palavras que eu lhe disser. — Diga o seguinte: "Escutem a palavra do Senhor , ó reis de Judá e moradores de Jerusalém. Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Eis que trarei uma calamidade sobre este lugar, e quem ouvir falar dela ficará com os ouvidos tinindo. Porque eles me abandonaram e profanaram este lugar, queimando nele incenso a outros deuses, que nem eles, nem os seus pais, nem os reis de Judá conheceram. E encheram este lugar de sangue de inocentes.


Edificaram os altos de Baal, para queimarem os seus filhos no fogo em holocaustos a Baal, o que nunca lhes ordenei, nem falei, nem me passou pela mente. Por isso, eis que vêm dias, diz o Senhor , em que este lugar já não se chamará Tofete, nem vale de Ben-Hinom, mas o vale da Matança. Porque desfarei os planos de Judá e de Jerusalém neste lugar e os farei cair à espada diante de seus inimigos e pela mão dos que procuram tirar-lhes a vida; e darei os seus cadáveres como alimento às aves dos céus e aos animais selvagens.


Porei esta cidade por objeto de horror e de vaias. Todo aquele que passar por ela ficará espantado e zombará por causa do desastre que lhe aconteceu. Farei com que comam a carne de seus filhos e a carne de suas filhas, e cada um comerá a carne do seu próximo, na angústia e no aperto em que ficarão com o cerco dos seus inimigos e dos que procuram tirar-lhes a vida." — Depois quebre o pote à vista dos homens que foram com você e diga-lhes: Assim diz o Senhor dos Exércitos: "Deste modo quebrarei este povo e esta cidade, como se quebra o vaso do oleiro, que não pode mais ser restaurado. Os mortos serão sepultados em Tofete, porque não haverá outro lugar para os sepultar.


Assim farei a este lugar, diz o Senhor , e aos seus moradores; e farei com que esta cidade seja como Tofete. As casas de Jerusalém e as casas dos reis de Judá, sobre cujos terraços queimaram incenso a todo o exército dos céus e ofereceram libações a outros deuses, serão imundas como o lugar de Tofete." Jeremias voltou de Tofete, lugar para onde o Senhor o tinha enviado para profetizar, pôs-se em pé no átrio da Casa do Senhor e disse a todo o povo: — Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: "Eis que trarei sobre esta cidade e sobre todos os povoados vizinhos todas as calamidades que pronunciei contra ela, porque foram teimosos e não deram ouvidos às minhas palavras."


Deus havia usado a boca do profeta Jeremias para profetizar a destruição de Jerusalém e do templo. Por esse motivo, o rei Jeoaquim mandou prendê-lo.


Jeremias 26.8: Quando Jeremias acabou de falar ao povo tudo o que o Senhor lhe havia ordenado, os sacerdotes, os profetas e todo o povo o prenderam, dizendo: — Você será morto.


Jeremias 37.1: Zedequias, filho de Josias, a quem Nabucodonosor, rei da Babilônia, havia constituído rei na terra de Judá, reinou em lugar de Conias, filho de Jeoaquim.


O rei Jeoaquim morreu no cerco de Nabucodonosor a Jerusalém.


2 Reis 24.1: Foi durante o reinado de Jeoaquim que Nabucodonosor, rei da Babilônia, veio contra Judá. Durante três anos, Jeoaquim foi servo de Nabucodonosor, mas depois se revoltou contra ele.


Eles fizeram o que era mal diante do Senhor e, assim, despertaram Seu juízo.


Satanás quer trazer para nossas vidas essa destruição que leva à ruína.

De que maneira?


#1 Nos fazendo abrir mão da nossa aliança espiritual


1 Coríntios 3.1 e 2: Eu, porém, irmãos, não pude falar a vocês como a pessoas espirituais, e sim como a pessoas carnais, como a crianças em Cristo. Eu lhes dei leite para beber; não pude alimentá-los com comida sólida, porque vocês ainda não podiam suportar. Nem ainda agora podem, porque vocês ainda são carnais.

Nossa imaturidade nos leva a quebrar de forma inconsequente nossa aliança e nos coloca debaixo do juízo de Seus.

#2 Fazendo com que adoremos o que o mundo adora e, consequentemente, nos levando a perder valores espirituais


Tiago 4.4: Gente infiel! Vocês não sabem que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus.


Eles se tornaram adoradores de Baal. Assim são os que estão em Cristo e querem ser amigos do mundo.

#3 Nos descaracterizando como servos de Deus


2 Timóteo 3.1 a 9: 1 Mas você precisa saber disto: nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis. Pois os seres humanos serão egoístas, avarentos, orgulhosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, convencidos, mais amigos dos prazeres do que amigos de Deus, tendo forma de piedade, mas negando o poder dela. Fique longe também destes.


Pois entre estes se encontram os que se infiltram nas casas e conseguem cativar mulheres tolas, sobrecarregadas de pecados, que são levadas por todo tipo de desejos, que estão sempre aprendendo e nunca conseguem chegar ao conhecimento da verdade. E do mesmo modo que Janes e Jambres resistiram a Moisés, também estes resistem à verdade. São homens que têm a mente totalmente corrompida, reprovados quanto à fé. Mas esses não irão longe, porque a insensatez deles ficará evidente a todos, como também aconteceu com a insensatez de Janes e Jambres.

Temos hoje modelos que são forjados pela malignidade e aparência do mundo, como a banalização da figura de Cristo em nossas vidas.


Isso faz com que Deus permita o juízo que leva ao cativeiro.


Jeremias 25. 9 a 12: ...eis que mandarei buscar todas as tribos do Norte, diz o Senhor, e também Nabucodonosor, rei da Babilônia, meu servo, e os trarei contra esta terra, contra os seus moradores e contra todas estas nações ao redor, e os destruirei totalmente. Farei deles um objeto de horror e de vaias, ruínas perpétuas. Farei cessar entre eles o som das festas e da alegria, a voz do noivo e a voz da noiva, o ruído das pedras do moinho e a luz das lamparinas. Toda esta terra virá a ser uma ruína, objeto de horror, e estas nações servirão o rei da Babilônia durante setenta anos. Acontecerá, porém, que, quando se cumprirem os setenta anos, castigarei o rei da Babilônia e aquela nação, a terra dos caldeus, por causa de sua iniquidade, diz o Senhor ; farei deles ruínas perpétuas.

Cristo representa o fim do cativeiro, porque Ele rompeu as correntes que nos prendiam ao juízo e nos deu o poder da graça, que representa a reconciliação com a condição e filhos e herdeiros. Pela graça, somos livres!


Efésios 2.8: Porque pela graça vocês são salvos, mediante a fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus...

Chegou a hora de vermos uma grande obra de reconstrução do Senhor em nossas vidas, restaurando nossa alegria.


Esta obra será fundamentada em quatro grandes alicerces:


Esdras 3.10 a 13: Quando os construtores lançaram os alicerces do templo do Senhor , apresentaram-se os sacerdotes, paramentados e com trombetas, e os levitas, filhos de Asafe, com címbalos, para louvarem o Senhor , segundo as instruções deixadas por Davi, rei de Israel. Cantavam responsivamente, louvando e dando graças ao Senhor , com estas palavras: Ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre sobre Israel. E todo o povo jubilou com altas vozes, louvando o Senhor por terem sido lançados os alicerces da Casa do Senhor. Porém muitos dos sacerdotes, levitas e chefes de famílias, já idosos, que tinham visto o primeiro templo, choraram em alta voz quando, diante de seus olhos, foram lançados os alicerces deste templo; muitos, no entanto, levantaram as vozes com gritos de alegria. E assim não se podiam distinguir as vozes de alegria das vozes do choro do povo; pois o povo gritava tão alto, que as vozes se ouviam de longe.

1º ALICERCE: O PROFUNDO PODER DA PALAVRA


Romanos 10.17: E, assim, a fé vem pelo ouvir, e o ouvir, pela palavra de Cristo.


Haverá dias em que pedirão a Palavra, mas ela não existirá na Terra.


Amós 8.11 a 14: 11 "Eis que vêm dias", diz o Senhor Deus, "em que enviarei sobre a terra fome — não de pão, e sede — não de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. Andarão de mar a mar e do Norte até o Oriente; correrão por toda parte, procurando a palavra do Senhor , mas não a acharão. Naquele dia, as moças bonitas e os jovens desmaiarão de sede, os que agora juram pelo ídolo de Samaria e dizem: ‘Tão certo como vive o seu deus, ó Dã!’ E: ‘Tão certo como vive o culto de Berseba!’ Esses mesmos cairão e nunca mais se levantarão."


Através de Esdras o povo foi fundamentado pela Palavra.


Esdras 7.6: Ele era escriba versado na Lei de Moisés, dada pelo Senhor , Deus de Israel. E, como a mão do Senhor , seu Deus, estava sobre ele, o rei lhe deu tudo o que ele havia pedido.


2º ALICERCE: SANTIDADE


Hebreus 12.14: Procurem viver em paz com todos e busquem a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.


A falta de santificação traz a morte espiritual, porque leva à cauterização da mente. O que está acontecendo hoje em dia é que não sabemos mais quem serve e quem não serve a Deus.


1 Pedro 1.15 e 16: Pelo contrário, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, porque está escrito: "Sejam santos, porque eu sou santo."


3º ALICERCE: FAMÍLIA


Isaías 61.9: A posteridade deles será conhecida entre as nações, os seus descendentes, no meio dos povos; todos os que os virem reconhecerão que eles são família bendita do Senhor."


A grande dádiva de Deus em nossas vidas é a família. Devemos entender que tudo de Deus parte da família. Ninguém pode ordenar a obra sem antes abençoar sua família.

4º ALICERCE: O MOVER DO ESPÍRITO SANTO


Atos 2.1 a 4: Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.

O avivamento vem do derramar do Espírito Santo, assim como aconteceu com os apóstolos.


Atos 5.14 a 16: E aumentava sempre mais o número de crentes no Senhor, uma multidão de homens e mulheres, a ponto de levarem os enfermos até pelas ruas e os colocarem sobre leitos e macas, para que, ao passar Pedro, ao menos a sua sombra se projetasse sobre alguns deles. Vinha também muita gente das cidades vizinhas de Jerusalém, levando doentes e atormentados por espíritos imundos, e todos eram curados.

Temos as credenciais do apostolado!


2 coríntios 12.12: Pois as minhas credenciais de apóstolo foram apresentadas no meio de vocês, com toda a paciência, por sinais, prodígios e maravilhas.

A partir destes fundamentos, vamos edificar o templo do Espirito Santo que somos nós.


Redação

Últimas

bottom of page