top of page

Apóstolo fala sobre a libertação vivida por Gideão

  • Foto do escritor: VB Creations
    VB Creations
  • 13 de set
  • 6 min de leitura

Atualizado: 16 de set

ree

A LIBERTAÇÃO NA VIDA DE GIDEÃO foi o tema da palavra ministrada pelo Apóstolo Estevam Hernandes durante a Ceia das Primícias correspondente ao mês de setembro.


Gálatas 5.1: Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Por isso, permaneçam firmes e não se submetam, de novo, a jugo de escravidão. 


Para a liberdade Cristo nos libertou. Mas o que isso significa de fato? À primeira vista pode soar incoerente, mas não é. Há pessoas que foram libertas por Cristo, mas não vivem como livres. Escolhas erradas, hábitos antigos e prisões internas as fazem voltar à escravidão daquilo de que já foram libertas.


Passarinhos criados em gaiolas, mesmo quando libertos, tendem a voltar, porque não conhecem outra forma de viver. Assim também acontecia com Gideão: ele tinha um grande potencial, mas esse potencial estava atrofiado pela condição em que o povo vivia. O inimigo queria usar essas amarras para determinar um futuro de destruição.


As prisões que existiam em Gideão o tornavam dependente. Muitas vezes pensamos em libertação apenas como rompimento de vícios visíveis, mas há amarras emocionais, psicológicas e espirituais que nos prendem. Satanás se aproveita disso para tentar impedir que vivamos o destino que Deus já reservou para nós.


O que Satanás usa?


1- Mentiras


João 8.44: Vocês são do diabo,que é o pai de vocês, e querem satisfazer os desejos dele. Ele foi assassino desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. 


Satanás é especialista em enganar. Ele procura convencer-nos de que suas mentiras são a verdade sobre nós. Seu propósito é minar nossa fé, gerar medo, insegurança e manter-nos em constante tormento, aprisionando a mente e o coração.


1 João 4.18: No amor não existe medo; pelo contrário, o perfeito amor lança fora o medo. Porque o medo envolve castigo, e quem teme não é aperfeiçoado no amor. 


2- Um sentimento negativo que se transforma em uma mentalidade miserável


Muitas pessoas não se enxergam como Deus as criou. Complexos, feridas emocionais e crenças limitantes acabam atrofiando seu potencial e impedindo que vivam a plenitude que Deus planejou para elas.


Jeremias 29.11: Eu é que sei que pensamentos tenho a respeito de vocês, diz o Senhor. São pensamentos de paz e não de mal, para dar-lhes um futuro e uma esperança.  


Tiago 1.17: Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.  


Precisamos cultivar uma mentalidade próspera, voltada para o desenvolvimento


Isaías 54.2 e 3:  Alargue o espaço de sua tenda e aumente o toldo de sua habitação; não o impeça; alongue as cordas e firme bem as estacas. Porque você se expandirá  para a direita e para a esquerda; a sua posteridade possuirá as nações e fará com que se povoem as cidades arrasadas." 


Satanás tentava prender a vida de Gideão por meio de uma prisão mental, fazendo-o enxergar-se como o menor dos menores. Mas a Palavra nos lembra que fomos chamados para a liberdade. Paulo afirma que Cristo nos libertou justamente para que pudéssemos viver sem limitações e cumprir o propósito que Deus nos destinou.


João 8.32: conhecerão a verdade, e a verdade os libertará. 


A verdadeira libertação vem quando nos tornamos conscientes de quem somos em Deus. O espírito de escravidão tem roubado vidas, limitando o potencial que Deus colocou em nós. Quem é livre no Espírito possui discernimento: pode desejar, sentir, mas jamais se entregar àquilo que escraviza, porque foi comprado e liberto pelo sangue de Jesus!


ree

Precisamos: 


1- Sair da escravidão não só fisicamente, mas mentalmente!


Êxodo 16.2 e 3: Toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e Arão no deserto. Os filhos de Israel disseram a Moisés e Arão:  — Quem nos dera tivéssemos morrido pela mão do Senhor na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne e comíamos pão à vontade! Pois vocês nos trouxeram a este deserto a fim de matarem de fome toda esta multidão.  


Romanos 8.15: Porque vocês não receberam um espírito de escravidão, para viverem outra vez atemorizados, mas receberam o Espírito de adoção, por meio do qual clamamos: "Aba, Pai."


O povo no deserto preferia voltar ao Egito a seguir em direção à Terra Prometida. Por um tempo, o filho pródigo também esqueceu quem era e aceitou viver como escravo, afastando-se da liberdade e do destino que lhe eram de direito.


2- Ter consciência da necessidade de libertação


1 Timóteo 4.1 e 2: Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm a consciência cauterizada,  


Romanos 1.28: E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a um modo de pensar reprovável, para praticarem coisas que não convêm.


Busque ser um pai melhor, um marido melhor, um servo de Deus melhor! Antes de julgar os outros, volte o olhar para dentro de si mesmo e abra seu coração para a cura que Deus quer operar em sua vida.


Não existe perdão sem arrependimento, e não há arrependimento sem consciência. Cuidado com a arrogância: sem Deus, não somos nada. Nossa verdadeira vitória está em reconhecer isso. Tudo na minha vida é d’Ele, por Ele e para Ele!


Outro ponto importante: Quanto mais você resiste às dificuldades, às tentações e às amarras da vida, mais forte você se torna. A resistência constrói força, caráter e fé inabalável


3- Não assuma personalidade imposta por homens ou por demônios


Judas 1.10 a 13: Esses, porém, quanto a tudo o que não entendem, difamam; e, quanto a tudo o que compreendem por instinto natural, como animais irracionais, até nessas coisas se corrompem. Ai deles! Porque seguiram o mesmo caminho de Caim e, movidos por ganância, caíram no erro de Balaão, e foram destruídos na revolta de Corá. Esses são como rochas submersas nas festas de fraternidade que vocês fazem, banqueteando-se com vocês sem qualquer receio. São pastores que apascentam a si mesmos; são nuvens sem água impelidas pelos ventos; são árvores que, em plena estação dos frutos, continuam sem frutos, duplamente mortas e arrancadas pela raiz; são ondas bravias do mar, que espumam as suas próprias sujeiras; são estrelas sem rumo, para as quais está reservada a mais profunda escuridão, para sempre. 


2 Timóteo 3.1 a 5: Mas você precisa saber disto: nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis. Pois os seres humanos serão egoístas, avarentos, orgulhosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, convencidos, mais amigos dos prazeres do que amigos de Deus, tendo forma de piedade, mas negando o poder dela. Fique longe também destes.  


Gideão carregava mentalidades impostas pelos demônios e pelo medo, que o impediam de enxergar seu verdadeiro potencial e cumprir o propósito que Deus havia reservado para ele. Mas ele foi liberto justamente para libertar outros, cumprindo o plano de Deus em sua vida e na vida do povo.


Guarde isso: Evangelho é salvação e transformação.


João 8.36: Se, pois, o Filho os libertar, vocês serão verdadeiramente livres. 


E como este processo de libertação acontece:


1- Pelo poder da Palavra que sai da boca de Deus


Hebreus 3:8: não endureçam o coração como foi na rebelião, no dia da tentação no deserto.


João 10.27 a  29: As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.  Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo, e da mão do Pai ninguém pode arrebatar. 


Juízes 6.12: Então o Anjo do Senhor lhe apareceu e lhe disse:  — O Senhor está com você, homem valente.  


Quando nos abrimos, o Espírito Santo age de forma poderosa, trazendo libertação, sabedoria e transformação em todas as áreas da nossa vida.


A Palavra que sai do altar não volta vazia!


2- Se formado no Espírito Santo


1 Timóteo 4.14 a 16: Não seja negligente para com o dom que você recebeu, o qual lhe foi dado mediante profecia, com a imposição das mãos do presbitério.  Medite estas coisas e dedique-se a elas, para que o seu progresso seja visto por todos. Cuide de você mesmo e da doutrina. Continue nestes deveres, porque, fazendo assim, você salvará tanto a si mesmo como aos que o ouvem. 


Deus tem dons e capacitações extraordinárias reservadas para você, prontas para serem derramadas e manifestadas em sua vida.


Quem se desenvolve adquire autoridade, porque o conhecimento é libertador!


Quando Gideão descobriu sua verdadeira identidade, não houve limites para o que ele pôde realizar em nome de Deus!


3- Assumir o poder da unção na sua vida


Você é livre pelo Sangue do Cordeiro para viver o chamado, o futuro.


Atos 1.8: Mas vocês receberão poder, ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e serão minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra. 


Você é livre pelo sangue do Cordeiro para viver plenamente o chamado e o futuro que Deus tem para a sua vida.”


ree


Redação

 
 
 

Comentários


Últimas

bottom of page