Mais de 700 templos foram destruídos na Ucrânia
- há 2 horas
- 1 min de leitura

Um relatório da organização Missão Eurásia revelou que mais de 700 templos religiosos foram destruídos pelas forças russas na Ucrânia desde o início da guerra. O estudo, intitulado “Guerra Contínua contra a Fé: Genocídio religioso nos territórios ocupados da Ucrânia”, aponta que pelo menos 737 locais de culto — incluindo igrejas, sinagogas e mesquitas — foram atacados entre 2022 e 2025. Entre eles, cerca de 450 eram igrejas batistas, uma das principais denominações evangélicas do país.
Segundo o International Christian Concern (ICC), muitas igrejas evangélicas em áreas ocupadas pela Rússia passaram a ser perseguidas por se recusarem a se submeter ao monitoramento e às exigências religiosas impostas pelo governo russo. Essa resistência teria feito com que diversas congregações se tornassem alvo de fechamento, destruição ou intimidação por parte das autoridades e das forças militares.
O relatório também destaca casos de perseguição a líderes religiosos. O pastor batista Sergey Ivanov foi preso por militares russos acusado de cooperar com autoridades ucranianas e de se recusar a registrar sua igreja sob as regras da Rússia. Outros líderes, inclusive da Igreja Ortodoxa da Ucrânia, enfrentaram assédio, processos judiciais, despejo de templos e até violência física, evidenciando um cenário de forte pressão contra comunidades religiosas que não se alinham ao controle russo nas regiões ocupadas.
Redação











Comentários