Astronautas retornam à Terra após 9 meses
- VB Creations

- 19 de mar.
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de mar.

Após muita expectativa, os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore finalmente voltaram à Terra depois de passarem nove meses na Estação Espacial Internacional (ISS). A missão, que deveria durar apenas oito dias, se estendeu por impressionantes 286 dias devido a problemas técnicos na cápsula Starliner, da Boeing, que originalmente os traria de volta em junho de 2024.
Na noite desta terça-feira (18), a cápsula Dragon Freedom, da SpaceX, pousou no Golfo do México, próximo a Tallahassee, na Flórida, em um processo chamado amerissagem – o pouso controlado de um veículo espacial no mar.
Embora o longo período no espaço tenha sido desafiador, não foi o mais extenso já registrado. As missões da ISS costumam durar cerca de seis meses, mas o astronauta Frank Rubio detém o recorde da NASA com 371 dias consecutivos em órbita. Já o cosmonauta Valeri Polyakov passou 437 dias na estação russa Mir entre 1994 e 1995, estabelecendo o recorde mundial.

Diante do adiamento indefinido do retorno da Starliner, a solução foi trazer Williams e Wilmore de volta na cápsula Dragon Freedom. Eles viajaram ao lado do astronauta Nick Hague e do cosmonauta russo Aleksandr Gorbunov, integrantes da missão Crew-9.
A jornada de retorno envolveu diversas etapas críticas: desacoplamento da ISS, manobras orbitais, queima de reentrada para desaceleração e, por fim, a descida controlada até o oceano com o auxílio de paraquedas. Todo o processo durou cerca de 17 horas, desde o fechamento da escotilha até a amerissagem.
Com a missão, Suni Williams, engenheira e ex-oficial da Marinha dos EUA, acumula 322 dias no espaço e detém o recorde feminino de nove caminhadas espaciais. Já Butch Wilmore, piloto e engenheiro elétrico, possui mais de 8 mil horas de voo e duas missões espaciais no currículo.
Redação















Comentários