top of page

Batismos no Rio Jordão marcam 3º dia da Caravana


A manhã desta quinta-feira (16) foi um divisor de águas para os 300 participantes da Caravana Apostólica deste ano.


No mesmo rio onde Jesus Cristo foi batizado e iniciou sua caminhada ministerial, a Igreja Renascer em Cristo e a Hebrom Turismo realizaram uma cerimônia de batismo.


A celebração foi marcada por orações, louvores, mergulhos proféticos e uma mensagem de fé do Apóstolo Estevam Hernandes.





“No momento em que mergulhamos nas águas, um novo homem nasce! Somos libertos de todas as cadeias do passado para vivermos uma vida plena de amor com Cristo! O batismo também é a confirmação da nossa decisão de andarmos com Ele!”, afirmou.


“Jesus falou, no evangelho de João, que Ele é a fonte dessas águas. Deus realizou muitos milagres através destas águas [do Rio Jordão]. Estamos aqui também para lembrar que Jesus é a nossa fonte de vida”, acrescentou.


Acompanhe, nos vídeos abaixo, alguns trechos da celebração:




O Rio Jordão é um dos mais importantes de Israel. Além de formar o Vale do Jordão, que é fronteira natural entre Israel e a Jordânia, une o Mar da Galileia e o Mar Morto.


Tem profundidade máxima de 5,20 metros e largura máxima de 18,30 metros. Na maior parte de seu curso, encontra-se abaixo do nível do mar, chegando a 390 metros abaixo deste nível ao desembocar no Mar Morto. Seu nome significa “aquele que desce”.


Na Alta Galileia, o Rio Jordão é o ambiente ideal para a prática de rafting e caiaque, durante a primavera e o verão. Suas margens também são aproveitadas para a agricultura.


O Rio Jordão é um dos locais mais sagrados de Israel, pois foi ali que Jesus foi batizado por João Batista, como mostra o texto bíblico abaixo:


Mateus 3.13 a 17: “Por esse tempo, Jesus foi da Galileia para o rio Jordão, a fim de que João o batizasse. João, porém, quis convencê-lo a mudar de ideia, dizendo: — Eu é que preciso ser batizado por você, e é você que vem a mim? Mas Jesus respondeu: — Deixe por enquanto, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele concordou. Depois de batizado, Jesus logo saiu da água. E eis que os céus se abriram e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: — Este é o meu Filho amado, em quem me agrado.”

Hoje, muitos cristãos são batizados no Rio Jordão, no Kibutz Kinneret Yardenit, onde o rio corre, ao sul do Mar da Galileia.


O local original do batismo de Jesus fica em uma área restrita, acessível aos visitantes apenas seis vezes por ano.

Relembre mais três fatos bíblicos que ocorreram no rio Jordão:

- Para conquistar a Terra Prometida, Josué e o povo de Israel tiveram de passar pelo Rio Jordão, que, após uma intervenção divina, se abriu:


Josué 3.10 a 14: “0 Josué continuou: — Nisto vocês saberão que o Deus vivo está no meio de vocês e que sem falta expulsará de diante de vocês os cananeus, os heteus, os heveus, os ferezeus, os girgaseus, os amorreus e os jebuseus. Eis que a arca da aliança do Senhor de toda a terra vai passar o Jordão na frente de vocês. E agora escolham doze homens das tribos de Israel, um de cada tribo. Quando as plantas dos pés dos sacerdotes que levam a arca do Senhor Deus, o Senhor de toda a terra, tocarem nas águas do Jordão, elas serão cortadas, a saber, as águas que vêm de cima, e se amontoarão. Quando o povo saiu das suas tendas, para passar o Jordão, os sacerdotes que levavam a arca da aliança iam adiante do povo.”

- Elias cruzou o Jordão com Eliseu. Do outro lado do rio, Eliseu recebeu a porção dobrada do poder de Deus que havia sobre o profeta, tornando-se seu sucessor:


2 Reis 2.7 e 8: “ Cinquenta homens dos discípulos dos profetas foram e ficaram a certa distância, quando ambos pararam junto ao Jordão. Então Elias pegou o seu manto, enrolou-o e bateu com ele nas águas, as quais se dividiram para os dois lados; e ambos passaram em seco.”


- Após dar sete mergulhos no Rio Jordão, segundo a orientação do profeta Eliseu, o general Naamã foi curado da lepra:


2 Reis 5.14: “Então Naamã desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua pele se tornou como a pele de uma criança, e ficou limpo.”



Redação

Últimas

bottom of page