Desfile de Carnaval coloca evangélicos em “lata de conserva”
- há 17 minutos
- 1 min de leitura

A escola de samba Acadêmicos de Niterói apresentou, durante o desfile de Carnaval no Rio de Janeiro, neste domingo (15), uma ala intitulada “Neoconservadores em conserva”, que utilizou fantasias em formato de lata para fazer uma sátira a grupos e valores ligados ao conservadorismo.
Segundo a descrição do enredo, a fantasia utilizou a imagem da lata como metáfora da chamada família tradicional, apresentada como composta por homem, mulher e filhos. A ala também trouxe personagens sobre as cabeças dos componentes para simbolizar setores associados ao neoconservadorismo.
A apresentação gerou debate nas redes sociais, especialmente entre cristãos e lideranças religiosas, que consideraram a representação desrespeitosa por associar a fé cristã e valores familiares a uma caricatura. Para muitos fiéis, a família e a fé são pilares espirituais e sociais que merecem tratamento respeitoso, mesmo em contextos artísticos e carnavalescos.
De acordo com o enredo, esses grupos estariam ligados a pautas discutidas no Congresso Nacional, como flexibilização do porte de armas, valorização militar, interesses do agronegócio e temas ligados à família tradicional. O desfile também incluiu homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o que ampliou ainda mais a repercussão e a discussão em torno da apresentação.
Redação














