top of page

Estados Unidos detectam balão espião da China


Os Estados Unidos detectaram um balão espião da China que está sobrevoando o território norte-americano em grande altitude e que "não representa risco militar ou físico" para ninguém na superfície.


O porta-voz do Pentágono, Pat Ryder, disse em um comunicado que esta não é a primeira vez que uma atividade de balão desse tipo é registrada nos últimos anos.


Um oficial de defesa de alto escalão afirmou em uma conversa por telefone com repórteres que acredita-se que o dispositivo pertence à China e que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi informado sobre a situação.


O anúncio ocorre antes do secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, iniciar uma visita à China neste final de semana.


O chefe da diplomacia norte-americana realizará reuniões nos dias 5 e 6 para aprofundar o relacionamento bilateral e evitar que a competição entre as potências acabe gerando um conflito.


O porta-voz do Departamento de Estado americano, Ned Price, explicou em entrevista coletiva que a viagem de Blinken é consequência do encontro entre os presidentes Joe Biden e Xi Jinping em novembro do ano passado em Bali, onde ambos reconheceram a "magnitude" da relação bilateral, a "mais relevante" do planeta nesse momento.



Fonte: R7

Últimas

bottom of page