top of page

O Retorno a Sião é tema da Ceia de Oficiais de março

O Retorno a Sião foi o tema da Ceia de Oficiais da Igreja Renascer em Cristo de março. A palavra foi ministrada pelo Apóstolo Estevam neste sábado (04), na Renascer Arena.

Acompanhe, a seguir, o resumo:


Esdras 1.1 a 5: No primeiro ano do reinado de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do Senhor , por boca de Jeremias, o Senhor despertou o espírito de Ciro, rei da Pérsia, que ordenou que se proclamasse em todo o seu reino e que se pusesse por escrito o seguinte: "Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O Senhor , Deus dos céus, me deu todos os reinos da terra e me encarregou de lhe edificar um templo em Jerusalém, que fica em Judá. Aquele dentre vocês que for do seu povo, que o seu Deus esteja com ele e que suba para Jerusalém, que fica em Judá, e edifique a Casa do Senhor , Deus de Israel; ele é o Deus que está em Jerusalém. Todo aquele que restar, seja qual for o lugar em que habita, que os homens desse lugar o ajudem com prata, ouro, bens e gado, além das dádivas voluntárias para a Casa de Deus, em Jerusalém." Então se levantaram os chefes de famílias de Judá e de Benjamim, os sacerdotes e os levitas e todos aqueles cujo espírito Deus despertou, para subirem a edificar a Casa do Senhor, em Jerusalém.


O Senhor fez uma grande e poderosa obra na vida de Ciro, após tê-lo despertado para o seu chamado. Assim, depois de quase 70 anos de cativeiro babilônico, Deus determina o retorno do Seu povo a Sião, dando um fim àquele período de sofrimento, agonia e escravidão.


Este retorno foi profetizado por Jeremias


Jeremias 31.1 a 13 e 17: — Naquele tempo, diz o Senhor , serei o Deus de todas as tribos de Israel, e elas serão o meu povo. Assim diz o Senhor : "O povo que se livrou da espada obteve favor no deserto. Eu irei e darei descanso a Israel." De longe o Senhor lhe apareceu, dizendo: "Com amor eterno eu a amei; por isso, com bondade a atraí. Eu a edificarei de novo, e você será edificada, ó virgem de Israel! Mais uma vez você se enfeitará com os seus tamborins e sairá com o coro dos que dançam. Mais uma vez você plantará vinhas nos montes de Samaria; aqueles que as plantarem comerão os frutos.


Porque virá o dia em que os atalaias gritarão na região montanhosa de Efraim: ‘Levantem-se, e subamos a Sião, ao Senhor , nosso Deus!’" Porque assim diz o Senhor : "Cantem de alegria por causa de Jacó, exultem por causa da cabeça das nações. Proclamem, cantem louvores e digam: ‘Salva, Senhor , o teu povo, o remanescente de Israel.’ Eis que eu os trarei da terra do Norte e os congregarei das extremidades da terra. Entre eles estarão também os cegos e aleijados, as mulheres grávidas e as que estão para dar à luz; em grande congregação, voltarão para aqui.


Virão com choro, e com súplicas os levarei; eu os guiarei aos ribeiros de águas, por um caminho reto em que não tropeçarão; porque sou pai para Israel, e Efraim é o meu primogênito." "Escutem a palavra do Senhor , ó nações, e anunciem isto nas terras distantes do mar. Digam: ‘Aquele que espalhou Israel o congregará e o guardará, como um pastor faz com o seu rebanho.’ Porque o Senhor redimiu Jacó e o livrou das mãos do que era mais forte do que ele. Hão de vir e exultar no monte Sião, radiantes de alegria por causa dos bens que o Senhor lhes deu: o cereal, o vinho, o azeite, os cordeiros e os bezerros. Serão como um jardim regado, e nunca mais desfalecerão." "Então a virgem se alegrará na dança, juntamente com os jovens e os velhos. Transformarei o seu pranto em júbilo e os consolarei; eu lhes darei alegria em vez de tristeza Há esperança para o seu futuro", diz o Senhor , "porque os seus filhos voltarão para a sua própria terra.".


Aquele cativeiro foi consequência de uma série de malignidades. Voltar a Sião era o resgate da soberania do povo de Israel.

E quais são os erros que podem nos tornar cativos?


#1 CATIVEIRO CAUSADO PELO AFASTAMENTO DE DEUS


Jeremias 25.4 a 11: Também sempre de novo o Senhor enviou os seus servos, os profetas, mas vocês não escutaram nem inclinaram os ouvidos para ouvir, quando eles diziam: "Convertam-se agora, cada um de vocês, do seu mau caminho e da maldade das suas ações, e vocês habitarão na terra que o Senhor deu a vocês e aos seus pais, desde os tempos antigos e para sempre. Não sigam outros deuses para os servir e adorar, nem me provoquem à ira com as obras de suas mãos. E então não lhes farei mal algum.


Mas vocês não me deram ouvidos, diz o Senhor . Pelo contrário, me provocaram à ira com as obras de suas mãos, para o próprio mal de vocês."— Portanto, assim diz o Senhor dos Exércitos: Visto que vocês não escutaram as minhas palavras, eis que mandarei buscar todas as tribos do Norte, diz o Senhor , e também Nabucodonosor, rei da Babilônia, meu servo, e os trarei contra esta terra, contra os seus moradores e contra todas estas nações ao redor, e os destruirei totalmente. Farei deles um objeto de horror e de vaias, ruínas perpétuas.


Farei cessar entre eles o som das festas e da alegria, a voz do noivo e a voz da noiva, o ruído das pedras do moinho e a luz das lamparinas. Toda esta terra virá a ser uma ruína, objeto de horror, e estas nações servirão o rei da Babilônia durante setenta anos.


Vivemos hoje o mesmo problema. Satanás tem remontado essa malignidade na vida das pessoas, fazendo com que sejamos apenas cristãos nominais, dando espaço à apostasia dos últimos dias.


1 Timóteo 4.1 a 3: Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm a consciência cauterizada, que proíbem o casamento e exigem abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos com gratidão pelos que creem e conhecem a verdade.


Oseias 4.6: O meu povo está sendo destruído, pois lhe falta o conhecimento. Pelo fato de vocês, sacerdotes, rejeitarem o conhecimento, também eu os rejeitarei, para que não sejam mais sacerdotes diante de mim; visto que se esqueceram da lei do seu Deus, também eu me esquecerei dos seus filhos."


#2 A INVASÃO DOS VALORES HUMANOS NA IGREJA


João 17.14 a 17: Eu lhes tenho dado a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também eu não sou. Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do mal. Eles não são do mundo, como também eu não sou. Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.


Estamos assistindo o esvaziamento dos valores que são substituídos por entendimentos manipulados e ideias de vida espiritual totalmente incoerente com aquilo que Seus tem para Seu povo.


No caso do povo de Israel, eles erraram por terem se aliançado, através de casamentos, com povos estranhos, como os assírios. Desta união, nasceram os samaritanos, que foram grandes inimigos dos judeus.


Precisamos ter consciência de que não existe comunhão entre luz e trevas.


2 Coríntios 6.14 a 18: Não se ponham em jugo desigual com os descrentes. Pois que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão existe entre a luz e as trevas? Que harmonia pode haver entre Cristo e o Maligno? Ou que união existe entre o crente e o descrente? Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivo, como ele próprio disse: "Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo." Por isso, o Senhor diz: "Saiam do meio deles e separem-se deles. Não toquem em coisa impura, e eu os receberei." "Serei o Pai de vocês, e vocês serão meus filhos e minhas filhas", diz o Senhor Todo-Poderoso.

#3 CATIVEIRO CAUSADO PELO DESPREZO DA VOZ PROFÉTICA


2 Timóteo 4.3 e 4: Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, se rodearão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.


Há uma insubmissão grande, causada pelo desprezo aos ungidos do Senhor e por não buscarem o poder profético.


1 Tessalonicenses 5.19 a 22: Não apaguem o Espírito. Não desprezem as profecias. Examinem todas as coisas, retenham o que é bom. Abstenham-se de toda forma de mal.


Há uma rebeldia que Satanás coloca nos corações, tornando os homens arrogantes. Eles desprezam a constituição que vem de Deus.


Chegou o tempo de voltarmos para Sião. Isso significa o fim dos cativeiros e dos domínios que o inimigo teve em áreas das nossas vidas. Uma das missões de Jesus foi justamente libertar os cativos.


Isaías 61.1: O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos pobres, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados...


Salmos 146.5 a 7: 5 Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no Senhor, seu Deus, que fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e mantém para sempre a sua fidelidade. Que faz justiça aos oprimidos e dá pão aos que têm fome. O Senhor liberta os encarcerados.


Deus vai mover o sobrenatural para que possamos, então, viver essa obra poderosa de restauração e restituição.


O caminho de volta a Sião consiste nas vitórias espirituais conquistadas por Cristo.


Isaías 35.8 a 10: E ali haverá uma estrada, um caminho que será chamado de Caminho Santo. Os impuros não passarão por ele, pois será somente para o povo de Deus. Quem passar por esse caminho, mesmo que seja um tolo, não se perderá. Ali não haverá leão; nenhum animal feroz passará por ele nem será encontrado nele; mas os remidos andarão por esse caminho. Os resgatados do Senhor voltarão e virão a Sião com cânticos de júbilo. Alegria eterna coroará a sua cabeça. Ficarão tomados de júbilo e alegria, e deles fugirão a tristeza e o gemido.

E como trilhar este caminho de volta a Sião?

#1 A VOLTA AO PRIMEIRO AMOR


Apocalipse 2.4 e 5: Tenho, porém, contra você o seguinte: você abandonou o seu primeiro amor. Lembre-se, pois, de onde você caiu. Arrependa-se e volte à prática das primeiras obras. Se você não se arrepender, virei até você e tirarei o seu candelabro do lugar dele.

O espírito exorta a igreja de Éfeso, que tinha recebido muito de Paulo. Eles sabiam a importância dos dons, dos ministérios, da integridade espiritual, mas abandonaram o primeiro amor e se tornaram profissionais da fé.


Deus está nos chamando para um tempo do derramar do Espírito Santo, por isso precisamos voltar ao primeiro amor.


#2 TEMOS QUE TER O NOSSO ESPÍRITO DESPERTADO COMO O DE ZOROBABEL


Esdras 1.5: Então se levantaram os chefes de famílias de Judá e de Benjamim, os sacerdotes e os levitas e todos aqueles cujo espírito Deus despertou, para subirem a edificar a Casa do Senhor , em Jerusalém.


Deus está despertando os que são separados para uma grande obra. São aqueles que não estão presos à religiosidade, mas que estão dispostos a voltar para Sião.

#3 VOLTAR A SIÃO COMO RESGASTADOS DO SENHOR PARA UM NOVO TEMPO


Isaías 51.11: Os resgatados do Senhor voltarão e entrarão em Sião com cânticos de júbilo. Alegria eterna coroará a sua cabeça. Ficarão tomados de júbilo e alegria, e deles fugirão a tristeza e o gemido."


Quando nós estávamos vagando pelas região da sombra da morte não tínhamos um destino definido, o que guiava as nossas vidas era a carne e Satanás. Agora, não somos mais escravos, somos livres e libertos, porque não há mais em nós o espirito de escravidão, mas o espirito de filho, o espirito santo de Deus.


Portanto, este retorno nos trará um canto novo em nossas bocas com alegria que nunca vivemos antes:


- Com o encerramento do ciclo do gemido;

- Com a provisão sobrenatural;

- Com a restituição do poder do Espírito Santo em nossas vidas.


Redação

Últimas

bottom of page