top of page

Ruínas de Sodoma comprovam relatos bíblicos

Aline Szewkies é uma das guias turísticas brasileiras mais respeitadas em Israel. Ficou conhecida por mostrar curiosidades, desvendar os mistérios da Terra Santa e compartilhar seus conhecimentos no YouTube. Seu canal, intitulado Israel com Aline, atualmente conta com mais de um milhão de inscritos.


Em sua passagem pelo deserto da Judeia, ela visitou as ruínas da cidade de Sodoma, que foi habitada pela família de Ló, sobrinho de Abraão, e posteriormente destruída.


Nos vídeos abaixo, Aline mostra os vestígios do local e como eles comprovam os relatos bíblicos:


Acompanhe também o texto bíblico que mostra o momento em que Sodoma e Gomorra foram destruídas:


Gênesis 19.14 a 26: Então Ló saiu e foi falar com os seus genros, os que estavam para casar com as suas filhas. Ele disse: — Levantem-se e saiam deste lugar, porque o Senhor vai destruir a cidade. Mas eles pensaram que Ló estava brincando. Ao amanhecer, os anjos apressaram Ló, dizendo: — Levante-se, pegue a sua mulher e as suas duas filhas, que aqui se encontram, e saia daqui, para que você não morra quando a cidade for castigada.


Como, porém, ele se demorasse, aqueles homens o pegaram pela mão, a ele, a sua mulher e as duas filhas, sendo-lhe o Senhor misericordioso, e o tiraram, e o puseram fora da cidade. Havendo-os levado para fora, um deles disse: — Corra, para sair daqui com vida! Não olhe para trás, nem pare em toda a campina. Fuja para o monte, para que você não morra. Mas Ló disse a eles: — Assim não, meu Senhor! Eis que o teu servo encontrou favor diante dos teus olhos, e engrandeceste a tua misericórdia para comigo, salvando-me a vida. Mas não posso fugir para o monte, pois receio que a destruição vá me alcançar, e eu morra.


Eis aqui perto uma cidadezinha para a qual eu posso fugir. Ela é bem pequena. Permita que eu fuja para lá — ela é bem pequena, não é verdade? —, e nela poderei salvar a minha vida. O anjo respondeu: — Quanto a isso, estou de acordo, para não destruir a cidade de que você acaba de falar. Vá depressa e refugie-se nela; pois nada posso fazer, enquanto você não tiver chegado lá. Por isso, a cidade recebeu o nome de Zoar.


O sol estava nascendo sobre a terra, quando Ló entrou em Zoar. Então o Senhor fez chover enxofre e fogo sobre Sodoma e Gomorra. Isso veio da parte do Senhor , desde os céus. Ele destruiu aquelas cidades, e toda a campina, e todos os moradores das cidades, e o que nascia na terra. E a mulher de Ló olhou para trás e virou uma estátua de sal.



Redação

Últimas

bottom of page