top of page

Enchentes no maior deserto quente do mundo: O Saara

  • Foto do escritor: VB Creations
    VB Creations
  • 3 de fev.
  • 1 min de leitura

ree

Imagens impressionantes do Deserto do Saara mostram grandes lagos escavados em dunas de areia onduladas depois que um dos lugares mais áridos e estéreis do mundo foi atingido por suas primeiras enchentes em décadas.


O Saara tem chuva, mas geralmente apenas alguns centímetros por ano e raramente no final do verão. Durante dois dias em setembro do ano passado, no entanto, chuvas intensas caíram em partes do deserto no sudeste do Marrocos, depois que um sistema de baixa pressão avançou pelo noroeste do Saara.


Dados preliminares de satélite da Nasa registraram quase 200 mm de chuva em algumas partes da região.


Errachidia, uma cidade desértica no sudeste do Marrocos, registrou quase 76 mm de chuva, a maior parte em apenas dois dias no mês passado. Isso é mais de quatro vezes a precipitação normal para todo o mês de setembro, e equivale a mais da metade do valor de um ano para esta região.


O Saara é o maior deserto não polar do mundo, estendendo-se por 9,3 milhões km². Imagens de satélite de setembro mostraram grandes faixas dele cobertas de verde enquanto as tempestades avançavam mais para o norte do que o normal, um fenômeno que alguns estudos associaram às mudanças climáticas causadas pelo homem.


De acordo com pesquisas recentes, eventos de chuva mais extremos podem ser esperados no Saara no futuro, já que a poluição por combustíveis fósseis continua aquecendo o planeta e interrompendo o ciclo da água.



Redação

 
 
 

Comentários


Últimas

bottom of page