top of page

Israel e Palestina fecham acordo para cessar-fogo

O conflito entre Israel e Palestina na Faixa de Gaza, por ora, está encerrado. Isso porque o governo israelense fechou um acordo de cessar-fogo com militantes palestinos.

A Jihad Islâmica confirmou que chegou a um acordo para uma trégua com Israel graças à mediação do Egito. O grupo afirmou que os egípcios se comprometeram a agir em favor da libertação de dois prisioneiros.


Segundo o Ministério da Saúde de Gaza, 41 pessoas, incluindo 15 crianças e 4 mulheres, morreram desde sexta-feira (5), início dessa fase de confrontos, entre Israel e o grupo Jihad Islâmica. Outras 311 pessoas ficaram feridas. Os ataques atravessaram a madrugada deste domingo.


O último confronto com maior grau de violência ocorreu em maio de 2021, ou seja, há pouco mais de um ano. Na oportunidade, o conflito durou 11 dias e matou 274 pessoas, sendo 260 do lado palestino.


Esta nova escalada de violência deixou o território de Gaza e seus 2,3 milhões de habitantes sem a sua única central de energia elétrica, que teve que interromper as atividades por falta de combustível, provocada pelo bloqueio das entradas do enclave por Israel desde terça-feira.


Israel alega que seus ataques, iniciados na sexta-feira de forma “preventiva” diante de possíveis represálias após a detenção de um líder da Jihad Islâmica na Cisjordânia, são direcionados contra locais de fabricação de armas.


O comandante de operações do exército israelense, Oded Basik, afirmou em um comunicado que a “alta cúpula da ala militar da Jihad Islâmica em Gaza foi neutralizada”.


Neste domingo, o exército israelense anunciou a detenção de 20 membros da Jihad Islâmica na Cisjordânia. Outros 20 militantes da organização foram detidos no sábado, na mesma região.


O braço armado da Jihad Islâmica, por sua vez, anunciou que, também neste domingo, lançou foguetes contra Jerusalém, pouco depois da ativação das sirenes de alerta na cidade.


– Há poucos minutos lançamos foguetes contra Jerusalém – anunciaram as brigadas Al-Qods em um comunicado.


Como acontece com 97% dos projéteis lançados a partir de Gaza, foram interceptados pelo escudo antimísseis israelense, segundo o exército do Estado hebreu.


Esta foi a primeira vez que projéteis são lançados contra Jerusalém desde o início da escalada com Israel na Faixa de Gaza



Fonte: Pleno News

Últimas

bottom of page