Mais de 90% dos brasileiros valorizam família e fé
- VB Creations
- há 1 hora
- 1 min de leitura

Uma pesquisa realizada pela Quaest, encomendada pela TV Globo, revelou que a maioria dos brasileiros mantém valores conservadores, priorizando a família e a fé em Deus. O estudo “Brasil no Espelho” ouviu quase 10 mil pessoas em todos os estados do país para traçar o perfil da população e compreender seus principais valores.
Os resultados mostraram que 96% dos entrevistados consideram a família a coisa mais importante da vida e a mesma porcentagem afirmou que Deus está no comando de suas vidas. Além disso, 90% acreditam que o amor é o que define uma família, independentemente do modelo, reforçando a ideia de que a fé e os laços familiares são elementos centrais para os brasileiros.
Segundo os diretores da pesquisa, Felipe Nunes e Suzana Pamplona, a média do brasileiro é mais tradicional e marcada pelo “fatalismo religioso”, refletido em expressões comuns como “graças a Deus”. Eles destacam ainda que a família e a fé são pontos de união nacional, mais fortes que as diferenças regionais ou culturais.
Além da valorização da fé e da família, 85% dos brasileiros afirmaram sentir orgulho do país, demonstrando patriotismo. O levantamento também apontou como principais defeitos a corrupção e a preguiça, enquanto as qualidades mais lembradas foram solidariedade, criatividade, otimismo, alegria e espírito guerreiro. Outro estudo do IPESPE reforça esse panorama, ao mostrar que a fé é considerada o traço mais marcante do povo brasileiro.
Redação