

01false30 GMT+0000 (Coordinated Universal Time)
O Poder da Unção foi o tema da Ceia das Primícias de fevereiro. A palavra foi ministrada pelo Apóstolo Estevam Hernandes, com transmissão ao vivo diretamente da Renascer Arena para as igrejas fora da cidade de São Paulo e de outros países.

2 Reis 2.1 a 14: Quando estava o Senhor para tomar Elias ao céu por um redemoinho, Elias partiu de Gilgal em companhia de Eliseu. Disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou a Betel. Respondeu Eliseu: Tão certo como vive o Senhor e vive a tua alma, não te deixarei. E, assim, desceram a Betel. Então, os discípulos dos profetas que estavam em Betel saíram ao encontro de Eliseu e lhe disseram: Sabes que o Senhor, hoje, tomará o teu senhor, elevando-o por sobre a tua cabeça? Respondeu ele: Também eu o sei; calai-vos.
Disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou a Jericó. Porém ele disse: Tão certo como vive o Senhor e vive a tua alma, não te deixarei. E, assim, foram a Jericó. Então, os discípulos dos profetas que estavam em Jericó se chegaram a Eliseu e lhe disseram: Sabes que o Senhor, hoje, tomará o teu senhor, elevando-o por sobre a tua cabeça? Respondeu ele: Também eu o sei; calai-vos. Disse-lhe, pois, Elias: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou ao Jordão. Mas ele disse: Tão certo como vive o Senhor e vive a tua alma, não te deixarei. E, assim, ambos foram juntos.
Foram cinquenta homens dos discípulos dos profetas e pararam a certa distância deles; eles ambos pararam junto ao Jordão. Então, Elias tomou o seu manto, enrolou-o e feriu as águas, as quais se dividiram para os dois lados; e passaram ambos em seco. Havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti. Disse Eliseu: Peço-te que me toque por herança porção dobrada do teu espírito.
Tornou-lhe Elias: Dura coisa pediste. Todavia, se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará; porém, se não me vires, não se fará. Indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho. O que, vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel e seus cavaleiros! E nunca mais o viu; e, tomando as suas vestes, rasgou-as em duas partes. Então, levantou o manto que Elias lhe deixara cair e, voltando-se, pôs-se à borda do Jordão. Tomou o manto que Elias lhe deixara cair, feriu as águas e disse: Onde está o Senhor, Deus de Elias? Quando feriu ele as águas, elas se dividiram para um e outro lado, e Eliseu passou.
Elias tinha uma unção profética e apostólica diferenciada, tornando-se um homem que literalmente era a boca de Deus na terra.
Deus lhe deu ordem, quando estava na caverna, para ungir seu sucessor. Ele não tinha nem ideia, mas essa sucessão estava no plano divino. Até os nomes dos dois tinham a mesma raiz no hebraico.
EL (IAS) DEUS
ELI (SEU) MEU DEUS.
Portanto, havia uma sucessão de unção determinada por Deus, e isso é uma grande verdade espiritual. Mas, como a coerência de Deus é deixar o homem buscar o que é precioso espiritualmente, era necessário que Eliseu descobrisse a importância e o valor da unção que estava na vida de Elias.
Muitas pessoas não chegam a viver a plenitude da unção que Deus tem para suas vidas, por serem roubadas por Satanás, cujo objetivo é desviar as pessoas da obtenção desse poder da unção.

Vemos isso claramente na vida de algumas pessoas na Bíblia, como:
1) ESAÚ
Gênesis 25.31–34: Disse Jacó: Vende-me primeiro o teu direito de primogenitura. Ele respondeu: Estou a ponto de morrer; de que me aproveitará o direito de primogenitura? 33. Então, disse Jacó: Jura-me primeiro. Ele jurou e vendeu o seu direito de primogenitura a Jacó. 34. Deu, pois, Jacó a Esaú pão e o cozinhado de lentilhas; ele comeu e bebeu, levantou-se e saiu. Assim, desprezou Esaú o seu direito de primogenitura.
Disse Jacó: Vende-me primeiro o teu direito de primogenitura.
Ele respondeu: Estou a ponto de morrer; de que me aproveitará o direito de primogenitura?
Então, disse Jacó: Jura-me primeiro. Ele jurou e vendeu o seu direito de primogenitura a Jacó.
Deu, pois, Jacó a Esaú pão e o cozinhado de lentilhas; ele comeu e bebeu, levantou-se e saiu. Assim, desprezou Esaú o seu direito de primogenitura.
A Palavra é muito forte: Esaú desprezou a primogenitura. Estamos vendo isso acontecer claramente nos dias de hoje: pessoas desprezam o que seria o melhor em suas vidas, que é a unção, por uma indução demoníaca que cega e embota o entendimento.
2) BALAÃO
Judas 1.11: Ai deles! Porque prosseguiram pelo caminho de Caim e, movidos de ganância, se precipitaram no erro de Balaão e pereceram na revolta de Corá.
Ele amou mais o pagamento do que a presença. Não valorizou a unção, mas o dinheiro.
Números 22.7: Então, foram-se os anciãos dos moabitas e os anciãos dos midianitas, levando consigo o preço dos encantamentos; e chegaram a Balaão e lhe referiram as palavras de Balaque.
3) DEMAS
2 Timóteo 4.10: Porque Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica; Crescente foi para a Galácia, Tito, para a Dalmácia.
Desprezou a sucessão apostólica por amor ao mundo, por não ter coragem de renunciar. Trocou o destino de Deus pelo que Satanás lhe ofereceu.
Vemos a tentativa de Satanás no deserto querendo roubar de Cristo a sua unção e constituição, sabendo que a unção seria transbordada para a Igreja.
Lucas 4.18: O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor.
Atos dos Apóstolos 10.38: como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.
Eliseu foi impactado pelo poder do Espírito Santo. Ele recebeu, em seu espírito, a revelação do que seria o seu destino e do que Deus lhe havia preparado.
Por isso, vemos dois aspectos espirituais fortíssimos:
• A falta de explicação de Elias: unção não se explica, se vive.
• O desligamento das pontes com o passado: ele queimou os carros e sacrificou os bois.
Eliseu tinha um objetivo: viver a unção dobrada de Elias.
Deus tem preparado o poder dessa unção sobre a Igreja, porque havia um símbolo profético: a capa de Eliseu.
A capa de um profeta detinha poder?
A capa era milagrosa?
A capa era, simbolicamente, a unção de Jesus Cristo sobre a Igreja.
O manto da unção de Jesus está sobre a Igreja. Ela será derramada sobre aqueles que desejam e tenham disposição para recebê-la, como Eliseu.
Quando a unção dobrada se manifesta, ela gera uma revolução em todas as áreas das nossas vidas e libera todo o potencial de Deus que há em nosso espírito.
1 João 2:27. Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou.








Ela, em nossas vidas:
1) Nos torna instrumentos da ação poderosa do Espírito Santo
Atos dos Apóstolos 3:6. Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda! E, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente, os seus pés e tornozelos se firmaram.
Eliseu estava tomado pela unção dobrada de Elias, simbolizada pelo manto partido em duas partes: unção de sucessão e unção apostólica.
Pedro e João estavam agora operando debaixo do manto de unção de Jesus Cristo.
Observe que, antes do derramar do Espírito, não há relatos de milagres feitos pelos apóstolos; eles se manifestam após o derramar da unção sobre a Igreja.
João 14.12: Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.
Depois da ascensão: milhões salvos e expansão global da Igreja.
2) A unção em nossas vidas nos abre um portal de milagres, a exemplo de Eliseu
João 14.26: mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.
Elias tem 8 milagres relatados na Palavra; Eliseu, 16.
Em Atos 5, vemos a explosão dessa unção sobre os apóstolos.
Hoje precisamos operar como instrumentos de Deus, debaixo dessa unção que move o mundo espiritual.
3) A unção de Eliseu era, profeticamente, a unção de Jesus
Ela cura as águas interiores usando o poder do sal.
Mateus 5.13: Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.
Eliseu purificou com sal as águas de Jericó, derramando esse poder que nos torna participantes da natureza divina de Cristo.
2 Pedro 1.4: pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis coparticipantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo.
Isso significa ter o DNA espiritual do céu.
Jesus é o sal.
Ele é a aliança.
Ele é a purificação.
Ele é o tempero do mundo.
Ele é a preservação da nossa salvação.
Ele é a nossa cura.
Ele não deu uma ordem para sermos sal; Ele nos incluiu como sal, e a sua unção nos qualifica para agir contra toda contaminação, como nas águas de Jericó.
Eliseu não queria nada além da unção, e isso o levou a viver uma vida de milagres poderosos manifestos em todas as áreas.
Efésios 4.11: E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres.
Isso nos coloca debaixo desse manto de unção.
O Espírito Santo está nos chamando para viver essa unção dobrada, porque ela será o grande diferencial em nossas vidas, trazendo poder do concerto, cura interior e nos levando a outro nível espiritual, que produzirá um grande avivamento.

Redaçã0






